quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Idosos participam de caminhada ecológica em Magé

Um grupo de aproximadamente 120 idosos do Projeto Longevidade participou de uma caminhada ecológica realizada na manhã desta terça-feira (7), em Santo Aleixo, no 2° distrito. O evento, idealizado pela coordenadora do Programa da Saúde do Idoso, Marisa Araújo, aconteceu em parceria entre as secretarias municipais de Saúde, Defesa Civil, Meio Ambiente, Assistência Social e Esporte, Turismo, Lazer e Terceira Idade.

“Além de praticarem atividade física que é fundamental para a qualidade de vida deles, os idosos também conheceram melhor a importância do trabalho de fiscalização da defesa civil nas matas da cidade e tiveram informações sobre a preservação do meio ambiente”, explica a coordenadora Marisa Araújo.

Os participantes do Projeto Longevidade partiram pela manhã do Poliesportivo do Vasquinho e percorreram o caminho de 5 km até à Cachoeira de Andorinhas. Aonde os idosos compartilharam de um saboroso piquenique em meio a exuberante natureza da região.

O coordenador da Defesa Civil Gilber Câmara Lima, conta que a caminhada ecológica foi uma forma de aproximar a 3° idade da Defesa Civil: “Esse é apenas o começo das atividades que estamos pensando em desenvolver com os idosos. Queremos oferecer cursos para os integrantes do Projeto Longevidade. Eles podem ser ótimos agentes fiscalizadores”.

A caminhada ecológica é uma ação da série de atividades em homenagem ao Dia Internacional do Idoso, comemorado mundialmente no dia 1° de outubro. “Além das atividades destinadas aos idosos que realizamos durante todo o ano, nós também preparamos uma programação especial para ser comemorado o dia deles”, ressalta o secretário municipal de Esporte, Turismo, Lazer e Terceira Idade, Leandro Rodrigues.

As ações tiveram início no dia 30 de setembro, no Ginásio Poliesportivo Nelson Ferreira Lima, em Pau Grande. Na ocasião também foi festejado o aniversário do professor de dança de salão Alex, muito querido pelos seus alunos.E nesta quinta-feira, 9, acontece a Festa da Primavera da Longevidade no Ginásio Poliesportivo de Vasquinho, em Santo Aleixo. A organização foi idealizada pelo CRAS de Santo Aleixo em parceria com as secretarias municipais de Esporte, Turismo, Lazer e Terceira Idade e Saúde.

Fora os diversos eventos especiais durante o mês de outubro, os idosos também terão uma grande festa em comemoração ao Dia do Idoso na quinta-feira, 23, na quadra João XXII, na Paróquia de Nossa Senhora da Piedade, na Avenida Padre Anchieta, número 256, no Centro de Magé. À frente do Projeto Longevidade de Magé, o coordenador Sérgio Cordeiro ressalta a valorização de iniciativas destinadas à terceira idade: "O programa tem sido um sucesso em todos os distritos do município. Centenas de idosos tiveram de volta a sua autoestima, saíram do sedentarismo, e consequentemente estão tendo uma qualidade de vida melhor".

Atualmente a Diretoria de Terceira Idade da SMETULT, desenvolve o Projeto Longevidade em 10 polos distribuídos em toda a cidade de Magé. O mais novo foi inaugurado na quadra esportiva do bairro São Lourenço, no quinto distrito de Guia de Pacobaiba.

Serviço:

Projeto Longevidade - Secretaria de Esporte, Turismo, Lazer e Terceira Idade (SMETULT). Consulte o polo mais próximo e saiba como se matricular na sede da secretaria no Ginásio Poliesportivo Edson Alves na Avenida Roberto Silveira, Praia do Anil. Tel: (21) 2631-1302.


Ascom

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA