terça-feira, 6 de maio de 2014

Pezão participa da posse de diretores da câmara de comércio americana

Nova diretoria vai priorizar desburocratização e impulso à competitividade industrial


O governador Luiz Fernando Pezão participou da cerimônia de posse do novo corpo diretor da Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro (AmCham Rio), realizada na última segunda-feira (5/5), na Zona Sul da cidade. Os novos diretores - representantes dos mais diversos segmentos industriais - vão comandar a organização no biênio 2014-2015, que terá como foco a desburocratização e o impulso à competitividade industrial fluminense. A entidade, que conta com mais de 300 organizações associadas, atua em prol de seis segmentos estratégicos: Energia, Entretenimento, Logística e Infraestrutura, Seguros e Resseguros, Sustentabilidade e Turismo.

Na solenidade, o governador agradeceu a parceria do Estado com a organização.

- Vamos intensificar cada vez mais o relacionamento com a Câmara, para que possamos avançar em todo o estado, colocando o Rio como destino prioritário dos investimentos. O Estado precisa das parcerias público-privadas para darmos resposta aos anseios da população. Atualmente, somos o maior destino dos investimentos do país. Até 2016, teremos a soma de mais de 200 bilhões de dólares em investimentos contratados no estado. Hoje, temos a menor taxa de desemprego e crescemos o dobro do país - afirmou Pezão.

O vice-presidente do BNDES, Wagner Bittencourt, reafirmou o compromisso de continuar investindo no estado.

- O BNDES tem uma grande responsabilidade em ajudar o desenvolvimento do setor de Óleo e Gás e Logística no país e no estado do Rio, e continuamos muito otimistas em relação ao seu crescimento. Estamos investindo em obras de infra-estrutura, a exemplo de rodovias fluminenses e do aeroporto do Galeão, grande porta de entrada da cidade. Se olharmos o estado do Rio, podemos dizer que as aprovações para novos projetos em 2013 chegaram a R$ 42 bilhões, 25% a mais do que no ano anterior. Nós continuaremos a crescer no país e, principalmente, aqui no Rio de Janeiro - disse o vice-presidente do BNDES, Wagner Bittencourt.

O presidente da Amcham Rio, Roberto Ramos, destacou o trabalho da Câmara para fomento o fomento da competitividade nacional.

- Pra este ano, estamos empenhados no desenvolvimento dos setores de Energia, Logística e Turismo, que serão prioridades, visando o desenvolvimento social. Fomentamos a criação de um ambiente qualificado para networking e apresentamos demandas de diversos setores aos agentes públicos, de modo a contribuir para a melhoria da competitividade nacional - disse o presidente da Amcham Rio, Roberto Ramos.

De acordo com a embaixadora dos EUA no Brasil e presidente honorária da AmCham Rio, Liliane Ayalde, nos últimos anos, as importações americanas de bens do Brasil subiram cerca de 300%.

As oportunidades para impulsionar a relação comercial entre Brasil e EUA são evidentes. O Brasil se tornou um mercado vital para o meu país. Os investimentos brasileiros têm um papel importante para nós, tendo em vista que o Brasil pretende expandir a venda de produtos industrializados. A AmCham Rio tem sido uma parceria muito ativa junto aos serviços comerciais dos EUA no Rio. Continuaremos a trabalhar junto ao Brasil nos setores de segurança , educação e comércio - afirmou Liliane.


Texto: Clarissa Barcellos

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA