A Prefeitura de Bom Jesus do Itabapoana, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Recursos Hídricos (SMMAARH), o Conselho Municipal de Meio Ambiente e o Instituto Federal Fluminense (IFF) realizaram na quarta-feira (11) a 1ª Conferência Municipal do Meio Ambiente (1ª CMMA).
O tema da conferência é “Emergência climática: o desafio da transformação ecológica”. Estudantes, representantes do poder público e da sociedade civil debateram situações e preocupações com as mudanças climáticas.
Os debates foram divididos em cinco eixos temáticos: Mitigação, Adaptação e Preparação para Desastres, Justiça Climática, Transformação Ecológica e Governança e Educação Ambiental. Estes foram apresentados, pela manhã, e discutidos às tarde pelos grupos de trabalho, que depois interagiram em dinâmicas.
Já na parte final da 1ª CMMA, todos se reuniram para a plenária, no auditório do IFF – Bom Jesus, onde votaram duas propostas principais por eixo. Em seguida foi feita a eleição de um delegado e um suplente que vão representar o município na Conferência Estadual, marcada para março de 2025.
Nessa fase, todos os munícipios do Estado do Rio vão discutir e selecionar propostas a serem levadas para a Conferência Nacional do Meio Ambiente. Esta vai acontecer em Brasília, entre os dias 6 e 9 de maio de 2025. Os escolhidos para representar Bom Jesus na etapa estadual foram Natalia Pereira Zatorre (titular) e sargento bombeiro Carlos Roberto de Oliveira Júnior (suplente).
Na Conferência Municipal, além de representantes da sociedade, estavam presentes o secretário municipal do Meio Ambiente, o presidente do Conselho Municipal, o diretor de ensino do IFF em Bom Jesus, representantes da Emater-Rio e da defesa civil, tanto municipal como estadual.
COMPARTILHE
Curta Nossa Página no Facebook