segunda-feira, 23 de dezembro de 2024

Light elaborou um plano especial para lidar com o verão



Divulgação Light


A estação mais esperada do ano pelos cariocas é também a que mais provoca chuvas torrenciais, enchentes e ventanias, imprevistos que, muitas vezes, deixam milhares de pessoas sem energia elétrica. Nos meses de calor intenso do verão, o consumo aumenta, gerando impacto no fornecimento em locais com altos índices de ligações clandestinas. A Light está atenta a esses problemas e lançou o Plano Verão 2024/2025 para tentar minimizar os efeitos do clima em todos os 31 municípios que atende no Estado do Rio, incluindo a capital.

O projeto prevê uma série de ações preventivas, como podar árvores em casos específicos (a responsabilidade por esse trabalho de zelar pelo manejo arbóreo das cidades é das prefeituras dos municípios), verificar as condições de áreas que são sempre mais afetadas, mobilizar mais equipes de rua e nos centros de operações, monitorar em tempo real a previsão do tempo e combater os furtos de energia — que causam sobrecarga na rede e interrompem o fornecimento de energia.

Fazer manutenção preventiva já é uma prioridade para a Light, que, neste ano, dobrou o número de iniciativas de prevenção em relação ao ano passado: já são 1.445 ações nos circuitos elétricos que compõem a rede de distribuição de energia, do total de 1.700 em toda a área de concessão da companhia. Neste ano, foram cerca de 48 mil serviços na rede de média tensão, incluindo substituição de postes, transformadores, além disso, foram 57 revisões de estruturas subterrâneas e mais de 279 mil podas de árvores próximas à rede — aumento de 53% no rol de serviços.

A Light possui um posto de operação e técnicos dedicados no Centro de Operação Rio (COR), da Prefeitura do Rio, e no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), do governo do estado, permitindo maior agilidade em situações, reduzindo o número de clientes sem energia e direcionando equipes para inspeção e reparos — diz o superintendente de Operações da Light, João Paulo Parreira.

A empresa também mantém no COI o monitoramento e comando da rede elétrica 24 horas, durante sete dias por semana, com equipe técnica especializada atuando na supervisão, comando, controle e manobras de restabelecimento. Em caso de falta de energia, direcionando rapidamente as equipes de campo se houver necessidade de reparos.

— Em situações de contingências severas, além das equipes normais dedicadas, são mobilizadas e acionadas equipes extras e de áreas como manutenção, expansão de rede e serviços técnicos comerciais, aumentando nosso volume de equipes em campo. Dessa forma, reforçamos o atendimento emergencial para restabelecer o fornecimento de energia de forma ágil e eficiente — conta Parreira.

Além das ações preventivas já destacadas pelo crescimento das manutenções realizadas em 2024, o que ratifica a preocupação da Light em atender cada vez melhor é o investimento realizado na implementação de automação do sistema elétrico, com a instalação de 114 equipamentos telecomandados na rede de distribuição, que irá reforçar o compromisso da empresa em prestar um atendimento cada vez mais ágil na recomposição do sistema elétrico em casos de falhas.

— A Light mantém parceria com órgãos públicos para atender, no menor tempo possível, a ocorrências provocadas por ventos fortes e temporais típicos dessa época do ano, que podem provocar falta de energia — diz o superintendente.

Os ‘gatos’ de energia aumentam nesta época do ano

Assim como vendavais, raios e chuvas fortes, os furtos de energia também acarretam uma enxurrada de problemas na rede elétrica e são um dos principais causadores de queda de energia, em especial no verão. Com o aumento das temperaturas, cresce também o número de pessoas que, para usar aparelhos de ar-condicionado e ventiladores, fazem os famosos “gatos” para ocultar o consumo real.

Resultado: sobrecarga nos transformadores da rede, curtos-circuitos e interrupção no fornecimento de energia para todos os clientes da região. Por isso, o Plano Verão da Light prevê também intensificar a fiscalização desses atos criminosos.

Nos primeiros oito meses de 2024, a companhia regularizou cerca de 2,4 mil ligações clandestinas e normalizou 121,5 mil instalações irregulares em residências e comércios de sua área de concessão, recuperando 148 gigawatts/hora (GWh) de energia, o que daria para abastecer 61 mil residências por um ano.

O combate ao furto de energia é diário e feito em parceria com o poder público, mas, ainda assim, os “gatos” continuam causando interrupções e prejuízos estimados em R$ 800 milhões anuais. A cada cem clientes regulares da Light, 35 furtam energia. Cada um tem que fazer a sua parte.

CANAIS DE ATENDIMENTO

A Light investe na modernização de sua infraestrutura e oferece canais de atendimento ao consumidor, reforçando seu compromisso com a transparência, a qualidade e a segurança do serviço fornecido:

AGÊNCIA VIRTUAL: agenciavirtual.light.com.br
CALL CENTER: 0800-021-0196
APP LIGHT CLIENTES: disponível na Apple Store e no Google Play
WHATSAPP: (21) 99981-6059 com auxílio da Lia (representante virtual da empresa)
X E FACEBOOK: @lightclientes

Extra

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