sábado, 11 de julho de 2020

Infecção respiratória provocada por uma nova variante do vírus influenza A H1N2 é detectada pela Fiocruz

Paciente infectada é uma mulher de 22 anos
Agência Brasil


Um caso humano de infecção respiratória provocada por uma mutação do vírus influenza A H1N2, com potencial pandêmico, foi detectado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) na cidade de Ibiporã, no Paraná. O anúncio foi feito na sexta-feira (10), no site oficial da Organização Mundial da Saúde (OMS). 

O vírus costuma circular em porcos e tem potencial para gerar uma nova pandemia. A paciente infectada é uma mulher de 22 anos, que trabalha em um matadouro. 

A jovem precisou de atendimento médico após um quadro respiratório complicado no mês de abril. A Fiocruz foi acionada e confirmou a infecção por A H1N2. A variante do vírus foi detectada pelo Laboratório de Vírus Respiratórios e Sarampo do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), que é referência nacional e para as Américas (OMS) para influenza e o novo coronavírus. O laboratório agora vai investigar amostras suspeitas de covid-19 do Paraná para estudar se alguns dos casos de doença respiratória notificados no Estado são da nova variante de gripe. 

A paciente está curada e o tratamento foi feito em domicílio. 

Ainda não é possível saber se o vírus pode ser transmitido de pessoa para pessoa, segundo a Fiocruz. Até o momento, 26 casos de influenza A H1N2 foram registrados em todo o mundo desde 2005, com um total de três registros no Brasil.
C/ O Dia

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA