sexta-feira, 18 de março de 2016

Bomtempo inaugura Centro de Referência em Saúde do Trabalhador



O prefeito Rubens Bomtempo inaugurou na última quinta-feira (17/3) o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest). A unidade tem como missão implementar no município ações de promoção à saúde do trabalhador, prevenção e diagnóstico de doenças contraídas durante o expediente, a notificar acidentes ocorridos em serviço, ao tratamento e à reabilitação dos trabalhadores. O Cerest é vinculado à Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (RENAST) e têm o objetivo de inserir a saúde do trabalhador no Sistema Único de Saúde (SUS).
“Este espaço demonstra o nosso respeito pelos servidores e pela garantia dos seus direitos. O Cerest é um instrumento de política pública que visa cumprir um compromisso político com a cidade e com o servidor, que é o nosso maior patrimônio. É um trabalho efetivo de cuidado com a saúde do trabalhador”, disse o prefeito.
Para o secretário de Saúde, Marcus Curvelo, a implantação do Cerest na cidade é um instrumento de cuidado da saúde do trabalhador. “Estamos na contramão de tudo que vem acontecendo no nosso país, ampliando a oferta de serviços e avançando nas ações relacionadas à saúde”, ressaltou.
A coordenadora do Cerest, Márcia Miranda explicou que o serviço tem como principal missão a promoção, prevenção e educação permanente em saúde do trabalhador. “O nosso objetivo é garantir a qualidade de vida do trabalhador, atuando na implementação de programas de prevenção nas áreas onde identificarmos uma maior incidência de agravos”, disse.
O Cerest é um programa criado em 2002, pela Portaria Ministerial 1.679, e em Petrópolis vai funcionar com uma equipe multiprofissional composta por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e técnico de segurança do trabalho. A unidade funciona na Rua Dom Pedro, nº 214, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Os telefones para atendimento ao trabalhador são (24) 2244-7081 e (24) 2246-9214.

Ascom

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA