terça-feira, 8 de março de 2016

Meio Ambiente de Cordeiro aposta na crotalária contra o Aedes aegypti



A Secretaria de Meio Ambiente de Cordeiro, em parceria com a ONG Ser da Terra, iniciou o plantio de mudas da espécie Crotalária para ajudar no combate ao Aedes aegypti. A planta atrai as libélulas, inseto conhecido popularmente como lavadeira, predador natural do mosquito transmissor da dengue e outras doenças.

As sementes foram adquiridas através de doações e estão sendo preparadas no Horto Florestal de Cordeiro para serem plantadas nas praças, nos jardins e nas escolas da Rede Municipal de Ensino. O secretário de Meio Ambiente, Paulo Araújo, informa que o objetivo é estender o plantio a todos os bairros da cidade, após solicitações de moradores que tenham espaço apropriado para a espécie.

O primeiro plantio foi realizado na Praça Rodolfo Gonçalves, no bairro de mesmo nome, com a participação de crianças daquela comunidade. A Secretaria de Meio Ambiente também fixou, no local, algumas placas informativas de educação ambiental.

A Crotalária, utilizada depois da retirada das produções em lavouras como um tipo de adubação verde, vem ganhando cada vez mais espaço nos jardins de casas e empresas, após descobrir-se que pode ser uma arma biológica para o controle da dengue, já que atrai a libélula, predador do Aedes aegypti.

A libélula também coloca ovos em água parada e suas larvas se alimentam das larvas do mosquito, eliminando o foco negativo. Já a libélula adulta se alimenta de pequenos insetos, o que inclui o Aedes. Assim, quebra-se a cadeia reprodutora do mosquito da dengue.

Paulo Araújo afirma que a Crotalária vai ajudar no combate à infestação, mas ressalta que as outras armas de combate, como manter residências, quintais e jardins limpos e sem água parada devem continuar sendo utilizadas pela população.



Ascom

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA