segunda-feira, 7 de março de 2016

Italva participa da Semana do Municipalismo

Italva, representada pelo Prefeito Leonardo Guimarães, participou da Semana do Municipalismo, realizada no Rio de Janeiro.


O evento marcou a reaproximação entre a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e a Associação Estadual dos Municípios do Rio de Janeiro (Aemerj).

O Prefeito de Italva destacou a importância da cooperação entre as cidades, principalmente entre aqueles com menos de 50 mil habitantes: “ A luta dos pequenos municípios em tempos de aperto financeiros é maior ainda. O Governo Federal passa por dificuldades e o reflexo nos atinge em cheio. Só com união e troca de experiências podemos superar esse momento”, afirmou.

Logo após a abertura oficial do encontro de prefeitos, foi apresentado um painel com a pauta prioritária do movimento Ação Municipalista. Os gestores fluminenses receberam informações a respeito do pacote de proposições encaminhado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) ao Congresso para garantir mais recursos aos entes federados.

O consultor da entidade, Eduardo Stranz, explicou que entre os recursos que podem ser obtidos para amenizar a crise financeira estão os ativos no exterior, cuja repatriação está prevista na Lei 13.254/2016.

Outro ponto importante mencionado no encontro foi sobre os Restos a Pagar (RAP).
Os participantes puderam compreender o conceito e saber que não podem deixar RAP após o encerramento do ano.

A consultora jurídica da CNM, Elena Garrido, enfatizou que, diferentemente da União, as cidades não dispõem desse mecanismo.

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA