O Dia Nacional de Combate às Drogas e Alcoolismo é celebrado no dia 20 de fevereiro, com o objetivo de alertar e conscientizar a população sobre os impactos que o uso de substâncias ilícitas e o álcool geram.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a dependência em drogas lícitas ou ilícitas é uma doença e um problema de saúde pública. As causas são multifatoriais e as consequências afetam a saúde biopsicossocial do sujeito. O uso abusivo de drogas perpassa as diversas classes sociais, faixas etárias, gênero, cor, constituindo-se em um problema de saúde pública em escala internacional.
Nessa vertente, o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) de Cordeiro, sob orientação das condutas ofertadas pelo Ministério da Saúde ao SUS, trabalha com tratamento de redução de danos em território, ou seja, o usuário do serviço tem total liberdade para aceitar ou não ser tratado.
O CAPS funciona em um modelo de “portas abertas” e oferece consultas individuais ou em grupo com multiprofissionais, oficinas terapêuticas, oficinas de artesanato, rodas de conversa, apoio psicossocial e ainda faz articulação com a rede municipal para acompanhamento de cada caso.
Caso precise de mais informações, procure o Caps, na rua Nacib Simão, nº 1324 – Retiro Poético – Cordeiro – RJ (ao lado do antigo Posto de Saúde do Rodolfo).
COMPARTILHE
Curta Nossa Página no Facebook
