domingo, 22 de fevereiro de 2026

Receita Federal abre consulta a lote da malha fina do Imposto de Renda



Marcello Casal Jr/Agência Brasil


A Receita Federal do Brasil abriu na sexta-feira (20) a consulta ao lote residual de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) referente a fevereiro de 2026. O lote contempla contribuintes que caíram na malha fina, regularizaram as pendências com o Fisco e agora têm direito a receber a restituição, além de incluir créditos residuais de exercícios anteriores.

Ao todo, 204.824 contribuintes serão contemplados, somando R$ 578,97 milhões em restituições. Desse montante, cerca de R$ 337,7 milhões serão destinados a contribuintes com prioridade legal no reembolso, como idosos acima de 80 anos, pessoas entre 60 e 79 anos, pessoas com deficiência física ou mental ou com doença grave e profissionais cuja principal fonte de renda é o magistério.

Também têm prioridade os contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida ou optaram por receber a restituição via Pix. O pagamento será realizado no dia 27 de fevereiro, diretamente na conta bancária informada na declaração.

A consulta pode ser feita na página da Receita Federal na internet, pelo link: https://www.gov.br/receitafederal. Basta o contribuinte clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no botão “Consultar a Restituição”. Também é possível fazer a verificação pelo aplicativo da Receita Federal disponível para tablets e smartphones.

Caso o contribuinte não esteja na lista, deverá acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC), disponível em https://cav.receita.fazenda.gov.br, e consultar o extrato da declaração para verificar eventuais pendências. Se houver inconsistências, é possível enviar uma declaração retificadora e acompanhar o processamento pelo próprio sistema.

Nos casos em que o crédito não for realizado, seja por erro nos dados bancários informados ou por conta desativada, o valor ficará disponível para resgate por até um ano na instituição financeira responsável pelo pagamento. Após esse prazo, será necessário solicitar novamente a restituição por meio do portal da Receita Federal.

C/ Agência Brasil

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA