quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026

Arrecadação de ICMS do Estado do Rio de Janeiro cresce 9,5% em 2025 e alcança R$ 60,7 bilhões


Divulgação Gov RJ


O Estado do Rio de Janeiro registrou um crescimento de 9,5% na arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em 2025, na comparação com o ano anterior. Ao todo, foram arrecadados R$ 60,7 bilhões considerando o ICMS e o Fundo Estadual de Combate à Pobreza (FECP).

Descontada a inflação, o aumento real foi de 5,2%, indicando avanço consistente da receita estadual. O desempenho colocou o Rio de Janeiro entre os estados com melhor resultado nas regiões Sul e Sudeste.

Entre os fatores que impulsionaram o crescimento estão o reajuste da alíquota modal do imposto, que passou de 18% para 20% em maio de 2024 e o fortalecimento da atividade econômica ao longo do primeiro semestre de 2025. Setores como comércio, indústria de transformação e indústria extrativa, especialmente o segmento de óleo e gás, tiveram papel relevante no aumento da base tributária.

O governador Cláudio Castro destacou que o ambiente econômico favorável e o recorde na abertura de empresas contribuíram para ampliar a arrecadação. Segundo o governo estadual, o crescimento da receita garante maior capacidade de investimento e manutenção de políticas públicas em áreas essenciais.

Como determina a legislação, 25% da arrecadação do ICMS é destinada aos municípios, o que amplia o impacto positivo do resultado sobre as finanças locais.

Além do aquecimento econômico, a Secretaria de Estado de Fazenda aponta que o reforço nas ações de fiscalização e combate à sonegação também foi determinante para o aumento da arrecadação, contribuindo para maior equilíbrio concorrencial e aumento da conformidade tributária no estado.

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA