Na quarta-feira (13), segundo dia do Rio Innovation Week, a Secretaria de Estado da Mulher participou do Inclusive Talks com os temas: o uso da tecnologia como aliada na proteção das mulheres e, no palco do Instituto da Criança, a liderança feminina como motor de transformação social.
O painel “Tecnologias que Protegem: Protocolo Não é Não! Respeite a Decisão e aplicativo Rede Mulher” contou com a participação da jornalista Isabele Benito, da superintendente de Enfrentamento às Violências da Secretaria de Estado da Mulher, Giulia Luz, e da CEO da Livre de Assédio, Ana Addobbati. Foram apresentadas estratégias práticas e tecnológicas voltadas à proteção feminina, com foco na atuação integrada entre poder público, sociedade civil e espaços de convivência.
Giulia Luz destacou a importância do Protocolo Não é Não!, que estabelece diretrizes para prevenir e combater a violência contra a mulher em locais de entretenimento, e do aplicativo Rede Mulher, que conecta vítimas a serviços de acolhimento e proteção, facilitando o acesso a informações, apoio e denúncia.
- O estado do Rio de Janeiro está muito avançado, mas precisamos fazer a informação chegar. Existe esse aplicativo e, do mesmo modo, falamos sobre o protocolo “Não é Não! Respeite a Decisão”, política pública que a Secretaria de Estado da Mulher implementou desde 2023. Essa iniciativa é inovadora, utilizando ferramentas tecnológicas, sites, plataformas de ensino e aplicativos a favor da proteção das mulheres, garantindo uma linguagem simples, prática e segura - explicou Giulia.
O debate mostrou como o uso articulado de políticas públicas e tecnologia pode salvar vidas, fortalecer redes de apoio e consolidar uma cultura de respeito, cuidado e segurança para todas.
- O aplicativo salva vidas. Estamos falando de tecnologia que chega a lares onde, muitas vezes, a televisão ou o rádio já não podem ser ligados, mas que está ali para pedir comida, falar com um atendente de farmácia ou, até mesmo, pedir socorro. Ele oferece não apenas apoio, mas acolhimento, e dá à mulher a sensação de pertencimento. Esse aplicativo é uma política pública, é do povo, é de todos nós - afirmou Isabele Benito.
Para Ana Addobbati, a segurança feminina impacta toda a sociedade.
- Pesquisas mostram, e se você for mulher, vai entender imediatamente, que segurança é um fator decisivo na hora de escolher onde consumir, se divertir, hospedar ou viajar. Quando conseguimos unir esforços, todos ganham, porque este programa traz a iniciativa privada e a sociedade civil para cuidar de um problema que é de todos nós - ressaltou a CEO da Livre de Assédio.
Protocolo “Não é Não” no evento
Durante o evento, a SEM-RJ sinalizou os banheiros dos armazéns do Píer Mauá com cartazes que informam os canais de ajuda e apoio para as mulheres.
- O RIW está dando aula em sua função social de integrar a rede de proteção às mulheres. Desde o início, capacitamos profissionais para atuar de acordo com o protocolo “Não é Não!” e agora sinalizamos locais de grande circulação com cartazes que informam os canais de ajuda - disse Giulia Luz.
E quem participou aprovou a ação, como destacou a estudante Mayara de Brito:
- Entendendo que este é o Agosto Lilás, é muito importante termos uma política pública voltada para as mulheres. Estar aqui no RIW torna ainda mais fundamental falar sobre isso, para que possamos lutar por um país sem violência contra as mulheres - disse.
O estande Inclusive Talks segue até o fim do evento como palco de painéis, debates e vivências sobre inclusão, envelhecimento, vulnerabilidades sociais, políticas públicas de proteção e tecnologias assistivas. Entre os convidados, estão a empresária e esportista Kyra Gracie, o ator Malvino Salvador, a primeira-dama do Estado, Analine Castro, a secretária Heloisa Aguiar e representantes de diversas secretarias e instituições estaduais.
Terceiro setor como fator de transformação
No Palco do Instituto da Criança, o painel “Liderança feminina e transformação social” reuniu histórias de vida e superação impulsionadas pelo impacto social, mesmo diante de desafios. Além da secretária de Estado da Mulher, Heloisa Aguiar, participaram Inês Rocha, Mitzy Cremona Conde, Maria Clara Salgado e Carina Alves, líderes nas áreas de educação, saúde, meio ambiente, cultura e direitos humanos.
- O Rio Innovation Week mostra que inovação e inclusão caminham juntas. Ao trazer mulheres líderes para compartilhar suas trajetórias e desafios, fortalecemos a mensagem de que a transformação social acontece quando unimos conhecimento, tecnologia e empatia - afirmou a secretária.
COMPARTILHE
Curta Nossa Página no Facebook