O cenário dos combustíveis no Brasil mudou desde sexta-feira (1º), com a entrada em vigor da nova especificação da gasolina comum. O teor de etanol anidro na mistura sobe de 27,5% para 30%, e a octanagem passa de 93 para 94 RON, segundo determinação do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE).
A expectativa do setor é que a nova composição, apelidada de gasolina E30, possa baratear o preço do litro em até R$ 0,11 nos postos. A transição, porém, será gradual. Os estoques de gasolina com 27% de etanol, produzidos em julho, ainda serão distribuídos nos primeiros dias de agosto, com a nova mistura sendo encontrada de forma mais generalizada nas semanas seguintes.
A elevação da octanagem da gasolina comum, de 93 para 94 RON, visa a melhorar a eficiência do combustível, especialmente em veículos mais modernos. A gasolina premium, por sua vez, permanece com 25% de etanol e 95 RON.
Impacto nos Veículos Flex:
A maior presença do etanol na gasolina comum pode resultar em um aumento no consumo para os carros flex. Isso se deve ao menor poder calorífico do etanol em comparação com a gasolina – um litro de etanol rende aproximadamente 70% da energia de um litro de gasolina.
No entanto, especialistas como Rogério Gonçalves (AEA) e Clayton Barcelos Zabeu (Instituto Mauá) destacam que a nova octanagem de 94 RON pode compensar esse efeito, otimizando o desempenho dos motores flex, que são projetados para se adaptar a diferentes proporções de combustível.
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