quarta-feira, 2 de setembro de 2020

Saiba como denunciar preços abusivos no Procon


Além dos preços abusivos, o canal também recebe denúncias de problemas
 de caráter mais coletivo como escassez de produtos

Em meio a pandemia do novo coronavírus, diversas empresas estão adotando medidas para auxiliar diversos profissionais e clientes ao redor do país. Neste momento delicado e de crise, algumas destas empresas estão se aproveitando da fragilidade para incluir nas estantes preços abusivos de produtos essenciais. 

Com a sensação de falta de recursos, alguns estabelecimentos estão reajustando o preço de seus produtos e/ou serviços como alternativa para faturar mais durante o cenário de incerteza. 

Observa-se empresas ligadas à serviços essenciais, como supermercados, farmácias e outras do setor de alimentação. Para contornar a situação, a fiscalização tem sido mais eficaz e a participação dos clientes deverá ser mais ativa. 

O Procon-RJ lançou recentemente uma linha de telefone exclusiva para receber denúncias relacionadas a pandemia de coronavírus. Os consumidores que observarem reajustes nos valores e considerarem abusivos pode entrar em contato com o órgão. 

Mas, é necessário destacar que o contato não será feito via telefone, ou seja, por ligação. O número é para ser usado no aplicativo de troca de mensagens, Whatsapp. Para enviar uma denúncia, o número é: (21) 97272-1337

Ainda há uma outra opção que é realizar o registro através do site do Procon- RJ. A ideia é que ao o consumidor envie fotos e vídeos comprovando a situação, auxiliando o órgão na apuração de provas e agilizando o trabalho de fiscalização. 

A orientação é de envio da denúncia já com a foto da nota fiscal, da etiqueta na prateleira e do local de venda. Com isto, o Procon já tem o indício da irregularidade. Por isto, indicado é entrar em contato através dos canais digitais. 

Será preciso informar o nome do estabelecimento, endereço, produto ou serviço com problema e relatar a irregularidade. 

Além dos preços abusivos, o canal também recebe denúncias de problemas de caráter mais coletivo como escassez de produtos, venda irregular de álcool gel e de itens para higiene. 

Em números, apenas nos últimos 30 dias, Procon estadual registrou um aumento de 150% no número de reclamações. Quando observado os relacionados à pandemia somaram 600 reclamações, 99% eram referentes a aumento abusivo de preços e venda de produtos de forma irregular. 

FDR 






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