terça-feira, 18 de outubro de 2016

Unidades de saúde promovem ‘Outubro Rosa’ e ‘Novembro Azul’ em conjunto

Objetivo é trabalhar com as comunidades informações sobre prevenção e combate aos cânceres em homens e mulheres

 

Outubro e novembro são meses dedicados à intensificação das campanhas de prevenção e esclarecimento a respeito dos cânceres de mama e colo de útero, no caso das mulheres, e de próstata, no caso dos homens. Para isso, a Secretaria de Saúde de Cantagalo resolveu reunir as oito unidades da Estratégia de Saúde da Família (ESF) no município e mobilizar ações conjuntas de ambas as campanhas. “Além disso, resolvemos acrescentar esclarecimentos a respeito de alimentação saudável e de saúde bucal, aproveitando o trabalho mais intenso que vem sendo feito com homens e mulheres nesse período”, explicou a secretária municipal de Saúde, Vânia Huguenin.

A programação especial teve início no último dia 11 de outubro, na Unidade Básica de Saúde Eolo Caldas Capibaribe em Euclidelândia, terceiro distrito. Foi um dia inteiro de mobilização da comunidade na Praça Antônio Felipe Gaspari, no Centro, onde os profissionais de saúde montaram uma tenda e desenvolveram uma programação que contou com caminhada com alongamento, café da manhã, bingo, pipoca e música, além, é claro, de palestras sobre a importância do exame preventivo, de alimentação saudável e saúde bucal e saúde do homem, com informações obre prevenção do câncer de próstata e doenças sexualmente transmissíveis.

Um momento marcante do evento foi a participação de uma paciente identificada como Âmila, uma senhora que deu uma importante contribuição ao revelar a sua experiência com o câncer de mama, que ainda está em fase de tratamento e que foi descoberto por ela mesma, através do exame de toque, e confirmada por exames, isso após ter procurado imediatamente a unidade de Saúde da Família de Euclidelândia.

Uma roda de conversa e um momento de homenagem às mulheres, com um encontro de gerações, foram outros destaques do movimento.

Segundo a Secretaria de Saúde, as unidades têm liberdade para trabalhar os temas. A próxima ação será desenvolvida pela Unidade Básica de Saúde Dr. José Maria dos Santos Faria, em Boa Sorte, quinto distrito, no dia 20 de outubro, das 8h às 16h. O coreto da praça, no Centro, servirá de tenda para o desenvolvimento das ações.

As demais programações acontecerão da seguinte forma: dia 25 de outubro, das 8h às 16h, na Unidade Básica de Saúde Maria Luíza Huguenin de Souza, em Santa Rita da Floresta, segundo distrito; dia 27 de outubro, das 8h às 16h, na Praça Cônego Crescêncio Lanciotti, no Centro da cidade, quando serão reunidas quatro unidades básicas de saúde: Djalma Dantas de Gusmão (Centro), Dr. João Nicolau Guzzo (Triângulo), Manoel Francisco de Paula Bon (São José – parte baixa) e Dr. Jorge Antônio Vieira de Barros (São José – parte alta); dia 9 de novembro, das 8h às 16h, na Unidade Básica de Saúde Líbio Paula Silva, em São Sebastião do Paraíba, quarto distrito. As ações serão realizadas na Praça Antônio Manoel de Paula Filho (Totonho de Paula), no Centro do distrito.



Ascom

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA