sábado, 29 de outubro de 2016

Quatro unidades de saúde marcam ‘Outubro Rosa’ e ‘Novembro Azul’ no Centro da cidade

Campanhas começaram no início de outubro e este ano estão sendo realizadas em conjunto e de forma descentralizada pelos postos de saúde

A Secretaria de Saúde de Cantagalo reuniu na Praça Cônego Crescêncio Lanciotti, no Centro da cidade, na última quinta-feira, 27 de outubro, quatro unidades básicas de saúde: Djalma Dantas de Gusmão (Centro), Dr. João Nicolau Guzzo (Triângulo), Manoel Francisco de Paula Bon (São José – parte baixa) e Dr. Jorge Antônio Vieira de Barros (São José – parte alta).

A ação é parte das campanhas ‘Outubro Rosa’ e ‘Novembro Azul’, que, este ano, estão sendo realizadas em conjunto no município, intensificando as informações sobre prevenção e esclarecimento a respeito dos cânceres de mama e colo de útero, no caso das mulheres, e de próstata, no caso dos homens.

As campanhas começaram no início de outubro, com ações descentralizadas nas unidades de saúde que cobrem as áreas dos distritos. Já realizaram o trabalho até agora as unidades básicas de saúde Eolo Caldas Capibaribe, em Euclidelândia, terceiro distrito; Maria Luíza Huguenin de Souza, em Santa Rita da Floresta, segundo distrito; e José Maria dos Santos Faria, em Boa Sorte, quinto distrito. As unidades que cobrem o primeiro distrito, além das ações realizadas no Centro da cidade de forma conjunta, também farão investidas específicas nas suas áreas de atuação.

No Centro da cidade, a ação também contou com parceria da Secretaria Municipal de Educação, que mobilizou escolas e estudantes para incrementar outras duas vertentes do trabalho que vem sendo desenvolvido pelas campanhas nas áreas de alimentação saudável e saúde bucal. As crianças apresentaram uma peça teatral com o título ‘A dor de dente do lobo mau’, para chamar a atenção sobre a importância da higiene bucal.

A abertura contou com participação da Banda de Tambores do Ciep 277 - João Nicolau Filho (Janjão), que foi recepcionada pelo prefeito Saulo Gouvêa e pelas secretárias municipais Vânia Huguenin (Saúde) e Fernanda Torres (Educação). O secretário interino de Governo, Raphael Jevaux, também participou do evento, que conseguiu mobilizar a sociedade e os que passavam pelo Centro da cidade, já que a ação teve início às 8 horas e só terminou às 16 horas.

A professora Cássia Medel, convidada, aproveitou para apresentar o ‘Casca de Cebola’, um projeto beneficente, com sede em Nova Friburgo, composto por voluntários, que tem o objetivo de levar autoestima e esperança para mulheres e crianças vítimas do câncer. “Estamos desenvolvendo um trabalho voltado à arrecadação de mechas de cabelos de tonalidades variadas para a confecção de perucas, que são doadas àquelas pessoas em tratamento contra o câncer e que nos procuram”, explicou a professora, conclamando a sociedade a auxiliar a essas pessoas, que, durante o tratamento com radio e quimioterapia comumente perdem os cabelos.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a próxima ação descentralizada está marcada para o dia 9 de novembro e ficará sob responsabilidade da equipe de trabalho da Unidade Básica de Saúde Líbio Paula Silva, em São Sebastião do Paraíba, quarto distrito. As ações mobilizarão a comunidade na Praça Antônio Manoel de Paula Filho (Totonho de Paula), no Centro do distrito.

Ascom

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA