segunda-feira, 11 de maio de 2015

Presidente da Fiperj visita municípios do Norte e Noroeste Fluminense

Agenda teve interação com pescadores e gestores públicos visando o fortalecimento de ações em prol do setor pesqueiro e aquícola

O presidente da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), Essiomar Gomes, prossegue com as visitas de interação com o setor e de conhecimento da estrutura da instituição, que possui 12 escritórios regionais distribuídos pelo estado. Nas últimas quinta e sexta-feira, 7 e 8, Essiomar percorreu municípios do Norte e Noroeste Fluminense. A agenda começou por Macaé, onde se reuniu com membros da Prefeitura para formalizar parcerias em prol do segmento. No mesmo dia, seguiu para Itaperuna, onde participou da festa em comemoração ao aniversário da cidade, conferindo o estande montado pela Fiperj no evento, e se encontrou, no dia seguinte, com pescadores e gestores públicos na Colônia Z-20. Essiomar aproveitou ainda para conhecer os escritórios regionais Noroeste Fluminense II (com sede em Itaperuna) e Noroeste Fluminense I (com sede em Santo Antônio de Pádua), através dos quais a Fundação atende os 13 municípios dessa região.

Sempre acompanhado do diretor de Pesquisa e Produção, Augusto Pereira, o presidente da instituição, que assumiu o cargo há quase quatro meses, pôde conferir de perto o trabalho desenvolvido pelos técnicos da Fiperj na Colônia presidida pela pescadora Virgimar Magalhães. Para Essiomar, que já visitou outros municípios, se reunindo com prefeitos, subsecretários de pesca, colônias e associações, visando o fortalecimento de ações em prol do setor pesqueiro e aquícola, esse tipo de interação é fundamental para definir futuras atividades (como a realização de cursos de capacitação), bem como o desenvolvimento de novos projetos. “Só conhecendo in loco a realidade desses profissionais, posso exercer dignamente meu trabalho à frente de uma entidade do setor”, diz.

Norte - Em Macaé, o encontro contou com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Vandré Guimarães, a subsecretária de Pesca, Rizete Ribeiro da Silva, o subsecretário municipal de Indústria e Comércio, Clovis de Queiroz Lima, técnicos do Escritório Regional Norte Fluminense II da Fiperj (com sede no município), representantes do Polo Gastronômico de Macaé, entre outros. A reunião serviu para estreitar parcerias para futuros projetos.

Noroeste - Em Itaperuna, Essiomar prestigiou na quinta, 7, a abertura da festa de aniversário da cidade (que comemorou em 10 de maio 126 anos de emancipação político-administrativa), ao lado do prefeito Alfredo Paulo Marques Rodrigues, o Alfredão; do secretário municipal de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Turismo, Edmilson Ladeira; do presidente da Câmara, Alexandre Pereira da Silva; entre outras autoridades. A Fiperj também marcou presença no evento com um estande com aquário e exposição de peixes taxidermizados. A agenda pelo município continuou na sexta com encontro com pescadores artesanais da região na Colônia Z-20, do qual participaram o prefeito Alfredão; o secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil de Santo Antônio Pádua, Otony Francisco Faria Júnior, o Zuza; representante da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-Rio); e técnicos dos escritórios regionais Noroeste I e II da Fiperj. 



COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA