quinta-feira, 7 de maio de 2015

FIRJAN aponta redução da atividade econômica no Noroeste Fluminense

Sondagem Econômica mostra contração no primeiro trimestre do ano

A Sondagem Econômica Regional, divulgada pelo Sistema FIRJAN (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) nesta segunda-feira, dia 4, registrou nova redução da atividade econômica no Noroeste Fluminense no primeiro trimestre de 2015.  A pesquisa varia de zero a cem pontos para cada indicador analisado. Os valores abaixo de 50 indicam piora ou redução; e acima de 50 representam melhora ou aumento.

Os indicadores “Volume de Produção”, com 43,1, e “Volume de Empregos”, com 37,3 pontos, recuaram pela segunda vez consecutiva na região. Já o indicador “Estoques”, com 42,6 pontos, ficou em terreno negativo, o que ocorre desde o segundo trimestre de 2014.

As condições financeiras continuaram insatisfatórias na opinião dos empresários entrevistados na região. A “Margem de Lucro” apresentou redução (32,4) e pela segunda vez consecutiva esteve abaixo de sua média histórica, de 38,2 pontos. A “Situação Financeira” (32,4) e o “Acesso ao Crédito” (21,7) pioraram como consequência do aumento dos juros e da redução da oferta de crédito.

Ainda segundo a pesquisa do Sistema FIRJAN, as expectativas dos empresários são negativas para os próximos seis meses e, pela primeira vez na série histórica, os industriais esperam retração nos três indicadores: Demanda por produtos (49,2), Número de empregados (40,1) e Compra de matéria-prima (49,2 pontos).

Participaram da Sondagem Econômica empresas dos 13 municípios atendidos pela Representação Regional FIRJAN/CIRJ Noroeste Fluminense: Aperibé, Bom Jesus de Itabapoana, Cambuci, Italva, Itaocara, Itaperuna, Laje do Muriaé, Miracema, Natividade, Porciúncula, Santo Antônio de Pádua, São José de Ubá e Varre-Sai.

Mercado de trabalho apresenta 
saldo negativo no primeiro trimestre


Conforme dados do Ministério do Trabalho e Emprego, a região Noroeste Fluminense extinguiu de 93 postos de trabalho com carteira assinada no primeiro trimestre de 2015. O Comércio (-251) foi o setor que mais demitiu. Já os setores de Serviços (144) e Indústria (98) mais contrataram do que demitiram.

O setor de Serviços gerou 144 empregos no período e os municípios de Miracema (40) e Itaocara (38) foram os que mais contrataram. Já o pior desempenho ocorreu na cidade de Bom Jesus de Itabapoana, com 12 postos de trabalho fechados no setor.

Segundo a análise do Sistema FIRJAN, a Indústria (98) também contratou no primeiro trimestre do ano na região, sendo o melhor resultado para o período desde 2010. Bom Jesus de Itabapoana (37) e Miracema (33) foram as cidades que mais abriram vagas, enquanto Aperibé (-24) e Santo Antônio de Pádua (-22) reduziram as oportunidades na Indústria neste primeiro trimestre do ano.

O setor de Comércio (-251) teve forte impacto negativo no mercado de trabalho da região Noroeste. Itaperuna (-179) e Bom Jesus de Itabapoana (-57) lideraram o volume de encerramento de vagas, puxados pelo comércio varejista. Já Itaocara (17) e Porciúncula (+11) contribuíram positivamente para o resultado. Na Construção Civil (-54), a redução foi concentrada em Itaperuna.

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA