terça-feira, 26 de maio de 2015

Itaperuna é destaque no Green Rio com projeto de merenda saudável

Uma caravana com 45 agricultores de Itaperuna participou, na última quarta-feira (20/05), do lançamento do projeto Alimentação Escolar Saudável RJ, na abertura do Green Rio 2015, no Jardim Botânico, Rio de Janeiro.

O prefeito Alfredo Paulo Marques Rodrigues, o Alfredão, e o coordenador regional do Sebrae/RJ no Noroeste Fluminense, Nelson Rocha Filho, acompanharam a caravana, que contou ainda com o grupo de música sertaneja Festa na Roça, que abrilhantou o evento com sua apresentação.

O prefeito Alfredão assinou o termo de adesão ao projeto, desenvolvido através de parceria do Sebrae/RJ com o Planeta Orgânico, para promover a alimentação saudável nas escolas, associada à compra de produtos da agricultura familiar local. A ação visa mobilizar a cadeia produtiva de alimentos e o setor de compras públicas.

O Sebrae/RJ atua no processo através do Programa Mais Alimentos, organizando e capacitando grupos de produtores rurais e oferecendo suporte às prefeituras para a implementação dos editais de compras públicas.

A prefeitura de Itaperuna já é referência neste assunto, pois compra produtos locais para a merenda. A maioria dos agricultores são integrantes do Projeto PAIS (Produção Agroecológica Integrada e Sustentável), implantado pelo Sebrae em parceria com a Prefeitura. Assim, os alimentos que chegam às escolas são orgânico, livre de agrotóxicos.

“Aqui, já foram feitas duas licitações para compra direta com os produtores locais, e nós alcançamos uma nova etapa, que é a aquisição de produtos beneficiados, como o filé de pescado e a polpa de frutas. Acredito que esta participação no Green Rio vai dar mais visibilidade ao pioneirismo de Itaperuna”, afirmou Nelson Rocha Filho.

Após a apresentação do projeto, foi lançado o Prêmio Alimentação Escolar Saudável. Serão reconhecidos os municípios que melhor atenderem os indicadores exigidos, como o uso de legumes e frutas na merenda, a diminuição de produtos industrializados, o aumento da compra de produtos da agricultura familiar da região, o manejo correto dos alimentos, e a capacitação de merendeiras.

Questionado se acredita que é um forte candidato ao prêmio, o prefeito Alfredão se mostrou otimista: “Sim, claro! Mas o mais importante é participar deste evento e poder dizer que já vemos os bons resultados. Nossas crianças têm mais prazer em ir à escola. O aprendizado melhorou. As professores e as merendeiras estão mais felizes. É uma mudança de hábito em que vale a pena investir. Podemos viver mais e ter mais qualidade de vida se tivermos uma boa alimentação. Gostaria que os outros municípios da minha região também estivessem aqui, porque precisamos nos desenvolver juntos”, disse Alfredão.

Maria Beatriz Martins Costa, diretora do Planeta Orgânico, frisou que a quarta edição do Green Rio reuniu os que acreditam na alimentação saudável. “As caravanas de agricultores saíram de madrugada para cá porque eles acreditam no que fazem. Sabem que através da merenda escolar podem fazer o desenvolvimento local e mudar o planeta. A alimentação saudável nas escolas municipais é uma pauta que deveria estar na ONU”, afirmou. Os municípios de Paraíba do Sul, Três Rios e Trajano de Moraes também aderiram ao projeto.




Kellen Leal 

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA