terça-feira, 26 de maio de 2015

Encontro aborda políticas públicas sobre dependência química

Na semana passada, precisamente na terça-feira, 19, o Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Álcool e Drogas de Macuco (COMAD), marcou presença na reunião do Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Dependência Química do Estado (CEPOPD), em evento realizado no Rio de Janeiro.

A presidente do COMAD-Macuco, Fernanda Machado Lopes Gonçalves, teve atuação destacada, ao levar alguns temas à apreciação do órgão estadual, entre as quais as dificuldades encontradas pelos conselhos nos municípios e as necessidades de suporte técnico e operacional para atuação e interação entre os conselhos existentes no estado, uma vez que, conforme a Política Nacional de Prevenção às Drogas, os municípios, através de seus conselhos, são a ponta final da cadeia de atuação.

O secretário Geral do Conselho, Senhor Helver, levantou a questão sobre a urgência da expansão e implementação de conselhos em todos os municípios do estado. Atualmente, são 33 em todo território fluminense, incluindo o de Macuco. Representantes da sociedade civil e do conselho reforçaram a necessidade de não só ter os COMADS implementados, mas principalmente atuantes em ações mais eficazes.

Colocado em votação pela presidente do CEPOPD, Maria Luiza Arantes, que também integra a Secretaria Estadual de Prevenção a Dependência Química – SPREDEQ – foi aprovado por unanimidade o I Encontro de COMADS dos Municípios do Estado do Rio, que acontecerá no dia 15 de setembro desse ano.

Vários contatos e acordos foram realizados pela presidente Fernanda – que também responde pelo programa de prevenção às drogas da Secretaria Municipal de Saúde e Combate às Drogas de Macuco –, entre eles o convite para participação de cinco profissionais da saúde no curso de capacitação cujo tema é Prevenção à Dependência Química na Saúde, a ser realizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Atenção ao Uso de Drogas (NEPAD), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), que foi escolhida pela Secretaria Nacional de Prevenção as Drogas para atuar nos municípios do estado.

Estiveram presentes na reunião de terça-feira os conselheiros representantes das secretarias de Cultura, Turismo, Saúde, Educação, Prevenção à Dependência Química, OAB-RJ, Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas da cidade do Rio de Janeiro, Associação Brasileira de Alcoolismo de Drogas (ABRAD) e UERJ, entre outras entidades.





Ascom

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA