quinta-feira, 21 de maio de 2015

Cordeiro realiza 1ª Conferência Municipal da Pessoa Idosa

A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de Cordeiro, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, realizou a 1ª Conferência Municipal da Pessoa Idosa, na sexta, 15, no salão do Clube Social Cordeirense. Trabalhando o tema “Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa – Por um Brasil de todas as Idades”, a conferência foi um importante espaço de encontro e debates sobre a terceira idade.

A abertura contou com a presença do prefeito Leandro Monteiro; da primeira-dama Fabiana Moulin; da coordenadora regional de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida da Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, Maria da Penha Franco; de membros do Conselho dos Direitos do Idoso de Cordeiro; e representantes do Grupo “O Jovem de Ontem” e do NATI (Núcleo de Atenção à Terceira Idade).

Iniciando as atividades de forma descontraída, o Grupo “Jovem de Ontem” apresentou a peça teatral “Escolinha da Professora Raimunda”. Em seguida, Maria da Penha Franco ministrou palestra sobre o tema central e chamou a atenção de todos pela vitalidade e força de trabalho. Aos 81 anos, ela trabalha todos os dias e viaja pelo Brasil divulgando os Direitos dos Idosos.

A palestrante citou a violência silenciosa contra o idoso, sobretudo a violência econômica, que muitas vezes é realizada pelos parentes, que se apoderam dos salários ou recebimentos do idoso. Ela encorajou o idoso a assumir a sua vida, a não se acomodar em uma situação de dependência, assim como denunciar qualquer tipo de violência ou ameaça pelo Disque 100 ou na Secretaria de Assistência Social do município. Alguns dos presentes se emocionaram e deram depoimentos.

Leandro Monteiro destacou a importância da valorização da terceira idade e informou que o município criou o projeto Vida Ativa, que irá retomar a prática de exercícios físicos para os idosos sob a orientação de profissionais. O prefeito citou também as atividades artístico-culturais desenvolvidas no NATI, no bairro Retiro Poético.

Após o almoço, mantendo o clima de confraternização, o grupo de dança sênior do NATI apresentou a dança dos lenços e a dança com passos marcados, que lembraram os grandes bailes.

O evento abriu espaço para a troca de ideias sobre os seguintes temas: Gestão (programas, projetos e ações), Financiamento (fundo da pessoa idosa e orçamento público), Participação (política e controle social) e Sistema de Garantia de Direitos Humanos (abandono e violência contra o idoso). Os participantes formaram grupos para a discussão dos temas e criaram propostas que serão enviadas às autoridades políticas do estado e do município.


Encerrando os trabalhos, foram escolhidos, através de votação, os delegados que irão representar Cordeiro, junto ao Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, na IV Conferência Estadual do Idoso. 






Ascom

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA