quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Programa Rio Rural incentiva cultura do café no Noroeste

Secretaria de Agricultura instala secadores rotativos de café para atender agricultores

 
O programa Rio Rural, da Secretaria de Agricultura, instalou secadores rotativos de café para atender grupos organizados de agricultores familiares, nos municípios de Porciúncula e Varre-Sai, no Noroeste Fluminense. Nos terreiros de secagem, o processo demora cerca de um mês. Com o uso de secadores mecânicos, dura cerca de dois dias.

Os equipamentos custam em torno de R$ 31 mil, entre aquisição e instalação, o que torna difícil o acesso para o  pequeno produtor da região, onde o cultivo do grão é a base da economia. Além do ganho de tempo, o uso destes equipamentos evita a formação de fungos, e permite uma secagem mais homogênea dos grãos, elevando a qualidade do produto.

Em Varre-Sai, maior produtor de café do estado, foram instalados três secadores. Para João Fabri, dono do sítio Boa Sorte, o benefício é a independência dos agricultores.

– Para usar um secador particular, temos de esperar que ele termine a sua produção. Agora, podemos utilizar o equipamento na hora que precisamos – afirmou Batista.

Em Porciúncula, quatro produtores utilizaram o secador. O agricultor Luís Fabri, que produz café há 35 anos, usou o equipamento pela primeira vez e prevê aumento no preço da saca.

– O dinheiro vai dar mais qualidade de vida para minha família – disse Gonzaga.

Imprensa RJ

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA