quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Búzios ganha novos projetos de energia elétrica sustentável


A cidade de Búzios, na Região dos Lagos, ganhou um Centro de Monitoramento e Pesquisa que vai servir de base para universidades e instituições dedicadas a projetos sustentáveis. O Centro, que também cumpre a função de ser ponto de exposição de tecnologia para os cidadãos, possui ainda posto de recarga para carro elétrico, aerogerador, além de sala técnica e sala de monitoramento.
O centro de  Monitoramento e Pesquisa faz parte do programa  Búzios Cidade Inteligente. O projeto envolve uma série de ações desenvolvidas para transformar o município  na primeira Cidade Inteligente da América Latina. O  projeto com duração de três anos para implementação, recebe investimentos de R$ 40 milhões.
A cidade inteligente vai permitir a aplicação de tarifas diferenciadas de acordo com o horário de consumo, a utilização de sistemas de iluminação pública mais sustentável e o incentivo à eficiência energética em prédios públicos e moradias. O projeto também vai fazer uso de energia eólica.

A iluminação pública de Búzios será modernizada com a instalação de 150 lâmpadas LED. O sistema de controle de iluminação será remoto, com 40 pontos telecomandados, regulados para evitar o desperdício de energia.

Para o secretário de Turismo, Ronald Ázaro, a grande novidade do projeto da Cidade Inteligente será dar ao consumidor final a oportunidade de controlar seus gastos de energia. “É uma ideia inovadora, à frente de seu tempo. O cidadão poderá controlar, de casa, o seu consumo de energia. Além disso, estas ideias chamam a atenção de mais visitantes, reforçando assim a vocação turística do local”,  disse.

Agência Rio

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA