quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Defesa Civil e DRM-RJ entregam mapeamento de risco geológico no Norte e Noroeste

Levantamento identificou 363 áreas com perigo de deslizamentos e 1.074 moradias ameaçadas em 18 cidades

O Serviço Geológico do Estado (DRM) e a Secretaria de Defesa Civil concluíram o mapeamento de risco iminente a deslizamentos em 18 municípios das regiões do Norte e Noroeste do Rio de Janeiro. O levantamento foi entregue aos atuais e futuros prefeitos dessas cidades, nesta terça-feira (14/11), durante solenidade na Câmara Municipal de Itaperuna.

Entre os meses de março e outubro deste ano, geólogos do Núcleo de Análise e Diagnóstico de Escorregamentos (Nade/DRM-RJ) foram a campo avaliar a situação de cada área, delimitar extensão dos problemas, quais residências estão nas áreas e quantas pessoas podem ser afetadas em casos de deslizamentos. Ao todo, foram identificados 363 setores de risco iminente, com 1.074 moradias ameaçadas e 4.266 pessoas expostas.

- Com o mapeamento, cada defesa civil municipal passa a ter conhecimento dos pontos de risco. Ele serve para que as prefeituras tracem seus planos, solicitem recursos para fazer obras de contenção ou até mesmo iniciem processo de remoção de famílias. O levantamento é apenas o começo. Nossa preocupação é que, com as mudanças de prefeitos, não haja interrupção nos trabalhos - explicou o presidente do DRM-RJ, Flavio Erthall.

Os municípios incluídos neste levantamento foram: Aperibé, Bom Jesus do Itabapoana, Cambuci, Campos dos Goytacazes, Cardoso Moreira, Italva, Itaocara, Itaperuna, Laje do Muriaé, Miracema, Natividade, Porciúncula, Santo Antônio de Pádua, São Fidélis, São Francisco do Itabapoana, São João da Barra, São José de Ubá e Varre Sai. O município de Itaperuna apresentou o cenário mais crítico, com 877 pessoas em risco iminente a escorregamentos de encostas, seguido de Natividade (348), Varre-Sai (339) e Itaocara (305).

De acordo com o tenente-coronel Douglas Paulich Junior, diretor do Departamento Geral de Defesa Civil (DGDEC), além das imagens das áreas de risco, o levantamento apresenta possíveis soluções para os problemas encontrados.

- Os técnicos ao fazerem o mapeamento já apontam possíveis ações. A Defesa Civil vai auxiliar cada município a tomar a atitude adequada. Mas é importante também que pensemos em uma legislação estadual que possa impedir construções nessas áreas, melhorando a fiscalização da lei de uso do solo - afirmou o tenente-coronel Douglas Paulich.

Segundo o diretor do DGDEC, o mapeamento de mais 18 municípios está sendo finalizado e deve ser entregue até o fim deste ano. São eles: Cantagalo, Carapebus, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Levy Gasparian, Macuco, Paraíba do Sul, Porto Real, Quatis,Quissamã, Rio das Flores, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto, Sapucaia,Trajano de Moraes, Três Rios e Valença

Com a entrega do mapeamento desses outras 18 regiões, o programa do DRM-RJ, iniciado em 2010, terá repassado a 67 municípios subsídios necessários à elaboração de seus Planos de Contingência e Planos Municipais de Redução do Risco, em sintonia com a nova Lei Federal de Proteção Civil (Lei 12.608/2012). O projeto tem apoio de recursos do Fundo Estadual de Conservaçao Ambiental (Fecam) da Secretaria de Ambiente. A meta do DRM-RJ é concluir as 92 cidades até junho de 2013.

Fabiana Paiva

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA