terça-feira, 6 de novembro de 2012

Rio bate recorde de doação de órgãos em 2012

O Rio registrou nos últimos dois anos o maior avanço nacional em doação  de órgãos por milhão de habitantes, pulando para 3ª posição no ranking de estados doadores. O Rio acaba de alcançar a marca de 200 doadores captados em um único ano, este resultado é inédito na história do estado.
De acordo com dados da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), em uma medição feita por milhão de habitantes, o Estado passou de 5,1 (em 2010) para 15 (em 2012),  triplicando o número de doadores. Este resultado está acima da média brasileira.
Segundo ABTO, nesta segunda-feira (5), foram captados dois rins e fígado do doador número 200, que ajudou a salvar a vida de três pessoas que aguardavam na fila.
Segundo Rodrigo Sarlo, coordenador do Programa Estadual de Transplante (PET), a importância deste recorde não está somente no fato de o Rio ter conseguido cumprir a meta dentro do prazo programado, mas está principalmente, nas centenas de vidas que foram salvas por meio dos transplantes realizados.
O Programa Estadual de Transplante foi lançado pela Secretaria de Estado de Saúde em abril de 2010, com o objetivo de aumentar o número de transplantes. A partir dele foram implantadas novas ferramentas afim de evitar falhas no processo de notificação de possíveis doadores nos hospitais. O programa investe também em capacitação de profissionais de saúde e em modernização da infraestrutura e dos equipamentos.

Fonte: Agência Rio

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA