sábado, 5 de julho de 2025

CAPREM completa 31 anos com legado de resistência e compromisso com os servidores



A Caixa de Assistência, Previdência e Pensões dos Servidores Públicos Municipais – CAPREM celebra 31 anos de história neste mês de julho. Criada em 1994 pela Lei nº 1.248/94, a autarquia consolidou-se como o regime próprio de previdência dos servidores municipais, garantindo aposentadoria e segurança previdenciária a quem tanto contribui para Porciúncula.

Desde sua fundação, a CAPREM mantém com orgulho a regularidade do Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP), essencial para a legalidade do regime e para que o município possa firmar convênios e receber repasses da União.

Nos últimos anos, no entanto, a estabilidade da instituição esteve seriamente ameaçada. Atrasos nos repasses de gestões anteriores comprometeram a saúde financeira e atuarial da instituição.

A reversão do cenário começou em 2025, com a atual gestão do prefeito Guilherme Fonseca. Executivo e Legislativo uniram esforços e, com apoio da sociedade, da CAPREM e de representantes estaduais e federais, elaboraram um plano de recuperação. Segundo Ana Carolina Pillo, presidente do Conselho da CAPREM, o aporte emergencial previsto inicialmente em mais de R$ 16 milhões foi reduzido em um terço, e a dívida acumulada de quase R$ 9 milhões foi parcelada.

Atualmente, a CAPREM vive uma nova fase. A gestão municipal tem mantido os repasses em dia e reafirma seu compromisso com a sustentabilidade do sistema. “A única ameaça seria o retorno à negligência com os pagamentos. Com a atual gestão honrando suas obrigações, há hoje um ambiente de segurança e estabilidade para os servidores”, reforça Ana Carolina.

Ao longo de três décadas, a CAPREM construiu um legado institucional sólido. A primeira aposentadoria foi concedida em 2004 e, desde então, concursos públicos fortaleceram sua equipe técnica. Atualmente, a estrutura conta com diretoria, conselho previdenciário e comitê de investimentos.

Aos 31 anos, a CAPREM se firma como símbolo de resistência, responsabilidade e respeito ao servidor público de Porciúncula.

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA