Mais uma iniciativa bem-sucedida da Secretária do Trabalho, Envelhecimento Saudável e Juventude de Macuco promete novos conhecimentos para os integrantes da terceira idade que frequentam semanalmente as atividades propostas pelo setor. Dessa feita, a ‘melhor idade’ teve a atenção chamada para o tema ‘A TRILHA DOS DIREITOS HUMANOS DA PESSOA IDOSA’.
Trata-se, na verdade, de uma ação capitaneada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, numa iniciativa coordenada pela Superintendência de Política para as Pessoas idosas. A proposta – direcionada prioritariamente a profissionais da assistência social dos municípios – engloba um projeto amplo para trabalhar com o servidor que atua no atendimento da pessoa idosa e a própria pessoa idosa, que também precisa estar ciente de seus direitos, sabendo como se proteger e identificar as mais diversas formas de violação aos direitos dos idosos.
Estiveram no encontro a secretária do Desenvolvimento Social de Macuco, Tatiane Bormevet; o assistente social do município, Dirceu Vila Nova; a superintendente de Política para as Pessoas Idosas, Simone Tourino; e sua assistente, Emanuelle Resende, todos recepcionados pela equipe comandada pela secretária e psicopedagoga Margareth Anselmo, que elogiou o trabalho das autoridades estaduais. “Vivenciamos momentos de uma conscientização oportuna para nossos idosos conhecerem seus direitos”, declarou.
Fechando o encontro, a representante do Governo do Estado definiu os idosos como pessoas suscetíveis a diversas violências, como psicológicas, patrimoniais e físicas. Segundo ela, isso ratifica a continuidade desse trabalho de alerta, que garante um espaço democrático onde a terceira idade tenha voz. “Estar nos municípios ouvindo essa camada da população é algo extraordinário, porque assim expomos seus direitos, levantamos possíveis violências sofridas e divulgamos os canais de denúncias”, finalizou Tourino.
COMPARTILHE
Curta Nossa Página no Facebook