A Secretaria de Estado de Educação apresentou no Rio Innovation Week, evento global de tecnologia e inovação, alguns dos projetos que vem implementando na área de TI nas escolas da rede estadual de ensino, como a plataforma e-Rio, um sucesso de adesão de professores e alunos. Durante o encontro, realizado no Centro do Rio, o subsecretário executivo da Seeduc-RJ, Windson Maciel, destacou a contribuição dessas ferramentas tecnológicas no processo de aprendizagem.
– São novas possibilidades que levam os alunos a se engajarem no processo de aprendizagem, tanto dentro quanto fora da sala de aula. Além de contribuir para a melhoria do desempenho escolar, cria a possibilidade de um estudo mais personalizado, flexível e envolvente – afirma ele.
Lançada recentemente, a plataforma já tem mais de 11 mil professores cadastrados e, em um mês, mais de 40 mil alunos já estão acessando.
Além dos conteúdos educacionais que complementam o plano de aula, o ambiente virtual conta com a ferramenta ProfessorIA, um espaço criado especialmente para apoiar o trabalho dos professores e fornecer estratégias para enfrentar desafios em sala de aula, como lidar com estudantes que não desenvolveram habilidades essenciais esperadas para seus respectivos anos ou séries. Desenvolvida a partir da escuta ativa dos interesses da comunidade escolar, especialmente dos professores, a ferramenta adota um conceito de Inteligência Artificial de forma humanizada, com avatares de professores, sendo a principal a Maria de Fátima. Além da tecnologia, há o trabalho técnico de educadores especialistas, que interagem ao vivo dentro da plataforma.
Outra inovação tecnológica é o Lucca, chatbot que auxilia os servidores da Seeduc-RJ nas mais variadas solicitações. Em sete meses, o Lucca já atendeu e orientou mais de 68 mil servidores nos atendimentos da TI. Isso representa uma média de 9.701 chamados por mês, 323 chamados por dia, 24 horas por dia, nos sete dias na semana.
Consed
COMPARTILHE
Curta Nossa Página no Facebook