Neste Agosto Lilás, a Secretaria de Estado da Mulher (SEM-RJ) intensificou as ações conjuntas com as demais pastas do governo estadual, municípios, poderes legislativo e judiciário, sociedade civil e iniciativa privada para fortalecer o enfrentamento à violência doméstica e familiar. Sob o tema 'Conectadas em Rede', a SEM-RJ promoveu mais de 30 eventos para apoiar, proteger e impulsionar mulheres em todo o estado.
- Ao longo do mês, desenvolvemos ações potentes envolvendo toda a rede de proteção para garantir a construção de políticas públicas eficazes para o fim da violência contra as mulheres no nosso estado. Estivemos em escolas, clubes de futebol, eventos, entre outros espaços, para levar essa mensagem de que toda a sociedade, homens e mulheres, devem se unir para fomentar um ambiente seguro e livre de todas as violências para as mulheres fluminenses. E vale lembrar que essas ações são contínuas, com muito trabalho em rede ao longo de todo o ano - disse a secretária de Estado da Mulher, Heloisa Aguiar.
O mês começou com o governador Cláudio Castro anunciando um pacote de ações para fortalecer as políticas públicas de enfrentamento à violência contra a mulher, em cerimônia na Sala Cecília Meireles, na Lapa. Entre as medidas, a assinatura do decreto que reserva de 5% de vagas de emprego para vítimas de violência doméstica nos contratos licitados pelo Governo do Estado. O evento contou ainda com a assinatura da Carta-Compromisso em Defesa das Meninas e Mulheres do Rio de Janeiro, o lançamento da Sala Lilás Virtual no aplicativo Rede Mulher e o Protocolo Lilás da Central 190, além da comemoração pelos cinco anos da Patrulha Maria da Penha - Guardiões da Vida, da Polícia Militar.
Durante o mês, a equipe da SEM-RJ realizou capacitações, como no Instituto Dara e na Central 190 da PM, garantindo acolhimento e proteção eficazes. Atuando na prevenção, aconteceram ações em escolas e hospitais, clubes de futebol, na Central do Brasil e na Saara, o maior centro de comércio popular do Rio.
O SerH - Serviço de Educação e Responsabilização do Homem foi um destaque, com sete palestras sobre masculinidades e prevenção de violências para jovens, em parceria com o CIEE, e para o time de base do Flamengo. A campanha 'Mexeu com uma, mexeu com a Rede Mulher' impactou comunidades em conjunto com o Cidade Integrada.
No ultimo dia 6, um evento marcou os dez anos do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) Queimados, que já acolheu mais de 14 mil mulheres em situação de violência. A programação do mês contou ainda com um Fórum dos Conselhos Municipais dos Direitos da Mulher e o Seminário Participação Política das Mulheres, em parceria com o CEDIM-RJ, que também abordou a violência sofrida por candidatas e parlamentares.
- O Agosto Lilás foi um mês de conexão e transformação. Seguimos unidas, porque juntas, somos mais fortes - disse a superintendente de Enfrentamento às Violências da SEM-RJ, Giulia Luz.
Confira algumas ações:
SerH
O programa Ser H tem como objetivo estabelecer ações educativas e preventivas nos municípios do Rio de Janeiro, tendo como público-alvo os homens de todas as faixas etárias, sendo eles agressores ou não.
A equipe percorreu o estado com a mensagem de que os homens devem ser aliados na luta contra as violências, além de se desconstruírem de um padrão de masculinidade que prejudica não somente as mulheres, mas também a eles próprios, através de comportamentos de risco.
Foram realizados encontros com a equipe sub-17 do Flamengo; reunião para sensibilização de agentes da Academia Estadual de Polícia Sylvio Terra (ACADEPOL) da Polícia Civil; roda de conversa com os funcionários do Hospital São Vicente de Paulo, na Tijuca, e também a formação em Masculinidades e Paternidades para gestores e profissionais da saúde do estado.
Um grande destaque foi a parceria da SEM-RJ com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). A palestra sobre a prevenção de violências contra meninas e mulheres, trabalhando as masculinidades, percorreu sete polos nas cidades do Rio de Janeiro, Campo Grande, Resende, Barra Mansa e Nova Iguaçu.
Fortalecimento de serviços
O mote do Agosto Lilás foi a conexão da rede de enfrentamento às violências contra as mulheres. Pensando no fortalecimento e aprimoramento, a SEM-RJ promoveu encontros, palestras e capacitações para que cada vez mais os profissionais estejam preparados para um atendimento humanizado e acolhedor.
Foi promovida uma palestra sobre prevenção e enfrentamento às violências contra meninas e mulheres com as famílias atendidas pelo Instituto Dara.
A equipe também realizou uma capacitação para os atendentes do 190 e da Sala Lilás Virtual. No campo da segurança pública, foram discutidas estratégias de enfrentamento às violências de gênero nas Delegacias de Atendimento à Mulher (DEAMs), para a qualidade dos registros e sua importância para a produção de dados e políticas preventivas e de enfrentamento à violência.
A Secretaria de Estado da Saúde também recebeu capacitações para as equipes que atendem nos hospitais, maternidades e institutos sobre o fluxo de atendimento à mulher e as políticas de abrigamento no estado do Rio de Janeiro para implementação do programa "Antes que Aconteça".
Através do programa SEEDUC + Perto, da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro, a SEM-RJ fez uma abordagem com os alunos do Colégio Estadual Hebe Camargo, em Pedra de Guaratiba, oferecendo uma palestra sobre Prevenção e Enfrentamento às violências nas escolas.
O RioSolidario também recebeu a apresentação do novo Lar da Mulher e fortalecimento da rede de apoio às mulheres vítimas de violência no estado.
COMPARTILHE
Curta Nossa Página no Facebook