Rafael Campos |
A Casa G20, que funciona na Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema, na Zona Sul do Rio, recebeu na manhã de quinta-feira (15.08) dois eventos voltados para o público jovem. Um café da manhã reuniu o secretário de Juventude da Organização das Nações Unidas (ONU), Felipe Paullier, e o chair do Y20 no Brasil, Marcus Barão, com jovens lideranças nacionais e internacionais, entre elas representantes de diversos municípios fluminenses. E a secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico promoveu um encontro com jovens que passaram pela capacitação do Instituto PROA com especialistas em finanças.
O café da manhã contou também com a presença do subsecretário de Estado de Relações Internacionais, Bruno Costa, e o secretário Nacional de Juventude, Ronald Sorriso, e tratou da importância da atuação da juventude nos debates sobre os grandes temas da humanidade e na tomada de decisões. Durante o evento, o secretário de Juventude da ONU destacou que o Rio de Janeiro é a cidade que simboliza o tema do desenvolvimento sustentável e que inserir a sociedade civil e a juventude nessa discussão é fundamental.
– É muito simbólico que o governo federal do Brasil, com o respaldo do governo do Rio de Janeiro, tenha escolhido essa cidade como capital do G20 e decidido reunir delegações de diversos países, com objetivo de fortalecer essa agenda em comum que temos. O desenvolvimento sustentável só tem sentido quando é refletido em ações locais e estamos tendo a oportunidade de replicar o avanço que esse tema tem tido na ONU em outros países – declarou Felipe Paullier.
Segundo o líder do Y20, Marcus Abrahão, é necessário enfrentar desafios para garantir ferramentas que ampliem o acesso dos jovens.
– As pessoas que vivem em diferentes realidades, moram em favelas ou em comunidades ribeirinhas precisam ter condições, informação e acesso a esses diálogos. É necessário que haja um compromisso das lideranças para o fortalecimento dos mecanismos de participação social. Nosso compromisso é com a juventude – afirmou. Os líderes frisaram, ainda, que o objetivo principal é que o diálogo continue e que, com isso, sejam estabelecidas políticas para melhorias de outras regiões do país, incluindo o interior do Estado do Rio.
Para o subsecretário de Relações Internacionais, Bruno Costa, a Casa G20 tem sido o principal palco para fortalecer os grupos de engajamento.
– O Rio de Janeiro já tem expertise em receber eventos internacionais, tentamos promover o máximo de reuniões oficiais e dos grupos de engajamento. A Casa G20 foi fundamental para que consigamos entender as demandas da sociedade civil e levarmos para debates no G20. Esperamos que as lideranças aqui presentes retornem aos seus países e propaguem a construção de políticas públicas melhores para todos – disse.
Políticas públicas
Aproveitando a reunião do Y20, a secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico reuniu na Casa G20 jovens que passaram pela capacitação do Instituto PROA com o superintendente de Sustentabilidade, Inovação e Educação da ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), o economista Marcelo Billi, e Bia Santos, especialista em finanças, gestão e empreendedorismo da Barkus.
Fruto da ação coordenada da secretaria com a P&G, o Instituto PROA vem atuando no Rio de Janeiro, capacitando e inserindo jovens de baixa renda, oriundos de escolas públicas, no mercado de trabalho. Já foram formadas 11 turmas desde 2021, que impactaram 24 mil jovens em todo o estado, com mais de 63% de empregabilidade em 2023.
– É fundamental que os jovens do Rio de Janeiro entendam a importância da realização do G20 e do Y20 no estado. Daí a relevância de proporcionar essa vivência para alunos das turmas do PROA em um momento único de debates para a formulação de políticas públicas, como é o G20 – avalia a secretária interina de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Fernanda Curdi.
Para Alini Dal’Magro, CEO do Instituto PROA, o evento foi uma grande oportunidade para os jovens que estão passando pela capacitação.
– Estar junto à SEDEICS, à Anbima e a Barkus na Casa G20, trazendo luz para a pauta de finanças pessoais aos jovens do PROA é uma grande oportunidade. Nossos alunos aprenderam mais sobre economia e receberam dicas de como fazer um bom uso dos seus recursos para alcançarem seus sonhos e objetivos. Foi uma excelente experiência – avaliou.
COMPARTILHE
Curta Nossa Página no Facebook