segunda-feira, 11 de dezembro de 2023

Vigilância Ambiental em Saúde reforça ações educativas no Bairro Surubi





Em Itaperuna, RJ, a Secretaria Municipal de Saúde trabalha diariamente visando ações que venham beneficiar a população.

Na última semana, a equipe da Vigilância Ambiental em Saúde reforçou as ações educativas em prevenção ao mosquito Aedes aegypti, na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Surubi.

Devido as altas ondas de calor, ocorridas ultimamente no município itaperunense, seguida por repentinas pancadas de chuvas, que podem posteriormente acarretar o risco das arboviroses dengue, chikungunya, zika vírus entre outras doenças; a CVAS (Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde), com o apoio da Atenção Básica em Saúde vem intensificando ações de educação nas UBS.

Segundo o coordenador da CVAS Adriano Azevedo, “as ações proferidas neste momento servem como alerta, já pensando no período das chuvas, que ocorrem entre os meses de dezembro até março. É necessário que estejamos sempre vigilantes aos cuidados preventivos contra o Aedes aegypti. Os cuidados precisam ser contínuos, pois, só assim poderemos reduzir a proliferação das larvas dos mosquitos”, afirma.

De acordo com o secretário municipal de Saúde Marcelo Poeys, é preciso multiplicar ao máximo as ações de inspeção, eliminação e tratamento. “As atuais ondas de calor que vem assolando o território, seguidas pelas chuvas inesperadas, podem servir para potencializar o aumento de criadouros para a postura das fêmeas do mosquito, promovendo a intensificação das arboviroses em nosso município”, complementa o secretário.

A Secretaria Municipal de Saúde realiza ações de controle aos mosquitos, porém, é determinante a adesão da população na eliminação dos possíveis criadouros em suas residências.

10 MINUTOS SALVAM VIDAS

Você sabia que com apenas 10 minutos por semana você pode afastar o perigo da dengue, chikungunya e zika?

Planeje a vistoria e a limpeza de seu quintal. Reserve um dia da semana por 10 minutos, e inspecione sua moradia. Observe se em sua casa (quintal, laje, calhas, caixas d’água) existe algum objeto que possa servir para o acúmulo de água parada. Caso encontre, elimine-os! Lembre-se, em apenas 10 minutos você pode salvar vidas!

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA