A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro recebeu, nesta tarde (07/12), a confirmação do primeiro caso de dengue tipo 4 na cidade do Rio de Janeiro. Trata-se de uma mulher, de 45 anos, residente da capital fluminense, que teve a amostra confirmada pelo Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (Lacen-RJ) após três protocolos de análise diferentes. A paciente teve início de sintomas no dia 26 de novembro e segue com os cuidados e tratamento em sua residência. A SES-RJ informou o resultado da análise ao município do Rio de Janeiro logo após a conclusão do laboratório.
“A dengue tipo 4 é menos agressiva do ponto de vista clínico que a do tipo 3, que ainda não circula em nosso estado. A diferença é que como ele volta a circular em nosso território após 5 anos, os que nasceram após o ano de 2018 não tiveram contato com o vírus e não desenvolveram imunidade contra ele, o que aumenta o risco de termos uma epidemia. Por isso estamos antecipando ações preventivas junto aos municípios com capacitação técnica, estabelecendo fluxos de atendimento e cuidado no manejo de pacientes”, afirma a secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello.
O tipo 4 tem os mesmos sintomas dos outros circulantes no estado (tipos 1, 2 e 3): febre, dores de cabeça, dores no corpo e articulações, náuseas e vômitos, podendo ainda surgirem manchas vermelhas na pele. O tratamento é feito da mesma forma para os quatro tipos, com repouso e hidratação.
“Estamos atentos para a possiblidade de crescimento de casos, uma vez que o tipo 4 não circula desde 2018 no estado do Rio, e também temos a possiblidade do surgimento do tipo 3 já identificado em outros estados do Sudeste”, destaca a secretária, dizendo que a população precisa estar ciente dos cuidados para evitar a proliferação dos focos do mosquito Aedes aegypti.
COMPARTILHE
Curta Nossa Página no Facebook