quarta-feira, 27 de dezembro de 2023

Itaperuna: agentes da CVAS realizam mutirão em Retiro do Muriaé





Em Itaperuna, RJ, a Secretaria Municipal de Saúde por intermédio da equipe de Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde (CVAS), trabalha nos bairros e distritos realizando uma série de ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika.

Recentemente, agentes de combate às endemias da CVAS realizaram mutirão contra as arboviroses no distrito de Retiro do Muriaé, com a participação aproximada de 15 agentes. De acordo com o coordenador da CVAS, José Mauricio Jorge, a equipe percorreu as ruas das localidades.

“A equipe realizou visitas domiciliares, inspecionando os quintais, destruindo inservíveis, revirando entulhos em terrenos baldios, em busca de possíveis objetos que possam servir de depósitos de água. Nosso intuito é que as pessoas nesse verão se policiem mais. Por isso, além das iniciativas governamentais, é importantíssimo que a população também colabore para interromper o ciclo de transmissão e contaminação”, orienta o coordenador.

MENSAGENS EDUCATIVAS

Além do trabalho de destruição de objetos e remoção de inservíveis, os agentes distribuíram aos moradores, mensagens educativas do projeto “10 minutos contra a dengue”, orientando-os sobre os cuidados para evitar a proliferação do mosquito e os perigos das arboviroses.

PLANO DE ENFRENTAMENTO NO VERÃO

Segundo Marcelo Poeys, secretário municipal de Saúde, a ação desenvolvida em Retiro do Muriaé, já faz parte do plano de enfrentamento para o Verão, contra o mosquito.

“Se começarmos a intensificação do combate ao Aedes aegypti agora, juntamente com a população, podemos minimizar o impacto das doenças. Acredito que a mobilização é a melhor forma de estarmos realizando o combate ao mosquito. Vale lembrar que no último levantamento de índice por infestação predial para o Aedes aegypti, os depósitos com mais proliferação de larvas foram encontrados nos quintais das casas. Por isso a importância da vigilância continua feita pelos moradores”, finaliza o secretário.

10 MINUTOS CONTRA A DENGUE

Você sabia que com apenas 10 minutos por semana você pode afastar o perigo da dengue, chikungunya e zika? O mosquito vive dentro de nossas casas. Para garantir a saúde da sua família e da comunidade, basta fazer uma checagem de cerca de 10 minutos nos locais onde ele costuma colocar os ovos. Esta rotina tem que ser semanal, pois este é o período que o Aedes aegypti precisa para se desenvolver e passar da fase de ovo para a fase de mosquito adulto.

POR QUE UMA VEZ POR SEMANA?

O ciclo de vida do mosquito, do ovo até a fase adulta; leva cerca de 7 a 10 dias. Se a verificação e eliminação dos criadouros forem realizadas uma vez por semana, podemos interromper o ciclo e evitar o nascimento de novos mosquitos.

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA