Hoje é celebrado o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa. Dia de apoio aos meios de comunicação que são alvos da restrição à essa liberdade, e também um dia de memória para aqueles jornalistas que perderam a vida em busca de uma história.
Dia Mundial da Liberdade de Imprensa
A Constituição da República Federativa do Brasil é clara: desde 1988, a liberdade de imprensa é considerada um direito fundamental de todos os cidadãos. No Estado Democrático de Direito, essa garantia desempenha um papel de extrema importância, tendo em vista que ela aumenta o acesso à informação e também propicia o debate e a troca de conhecimento entre as pessoas.
O Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, celebrado em 3 de maio, foi criado há mais de 20 anos pela Unesco com o objetivo de reforçar os princípios fundamentais da liberdade do jornalismo. A data ainda está longe de ser somente um marco festivo, pois é usada também para apoiar veículos de comunicação e profissionais que são alvos de censura, avaliar a liberdade de imprensa em todo o mundo e honrar a memória dos jornalistas que perderam a vida trabalhando em ambientes hostis.
GCMAIS
COMPARTILHE
Curta Nossa Página no Facebook