sexta-feira, 19 de maio de 2023

Autonomia e Desenvolvimento: Santo Antônio de Pádua ganha superintendência do INEA


'Com união e trabalho, continuaremos trazendo cada vez mais desenvolvimento para o nosso Noroeste Fluminense', disse Jair




O município de Santo Antônio de Pádua, na região noroeste do Rio de Janeiro, alcançou na quarta-feira, (18), um marco histórico em seu desenvolvimento. 

Durante uma reunião com importantes figuras políticas locais e estaduais, entre eles o deputado estadual Jair Bittencourt, Filipe Campelo, presidente do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), o vice-governador e secretário de estado de meio ambiente Thiago Pampolha, o prefeito de Santo Antônio de Pádua, Paulinho, o vice-prefeito Jadir Junior, os secretários municipais de indústria comércio e recursos minerais, Arcênio Jubim, e de meio ambiente, Juliana Souto, além do presidente do Sindicato das Pedras Marco Antônio Pinheiro anunciou-se a transformação do escritório avançado do INEA em uma superintendência.

A criação desta superintendência é uma resposta a uma antiga reclamação dos empreendedores locais sobre a burocracia e o engessamento no acesso aos licenciamentos ambientais. Com a nova superintendência, o INEA busca trazer agilidade e tranquilidade para os empreendedores, mas também assume um compromisso com a gestão ambiental e a sustentabilidade na região.

A mudança foi recebida como uma vitória para a região, uma vez que permitirá uma maior autonomia no processo de licenciamento ambiental para empresas em cidades como Itaperuna, Miracema, Itaocara, Aperibé, Bom Jesus do Itabapoana, entre outros. Antes, esses municípios precisavam se reportar ao escritório de Campos dos Goytacazes, agora poderão realizar os procedimentos diretamente em Santo Antônio de Pádua.

O avanço foi resultado de intensa articulação do deputado estadual Jair Bittencourt com o vice-governador e secretário do Meio Ambiente do Estado do Rio de Janeiro, Thiago Pampolha. "Isso tem bônus, tem ônus? Tem. Tem que ter muita responsabilidade, muita transparência, não é uma festa, não é uma brincadeira, isso é uma coisa muito séria, que dá o direito de licenciar, mas dá a obrigação de fiscalizar", alertou o deputado durante o anúncio.

Essa mudança evidencia um avanço significativo na burocracia e autonomia de Santo Antônio de Pádua e toda a região Noroeste Fluminense. O município passa a ser o primeiro do estado a poder licenciar ambientalmente as empresas de seu território. Entre os setores beneficiados está o de extração de rochas ornamentais, um dos mais importantes para a economia local.

Além da criação da superintendência, foi assinado um termo de cooperação técnica entre o município e o INEA, que permitirá à equipe da Secretaria de Meio Ambiente de Pádua licenciar o território local, incluindo a extração de pedra, uma atividade anteriormente fora de sua competência.

O presidente do INEA, Filipe Campelo, destacou que a autonomia do município de Pádua é um resultado direto do bom trabalho realizado pela equipe técnica local no campo do meio ambiente. Ele afirmou que a prefeitura, por conhecer de perto a realidade local, traz um grande ganho ambiental e um controle efetivo para o desenvolvimento econômico da região.

Nas palavras do deputado Jair Bittencourt, "Eram 19 municípios para Campos atender, uma extensão territorial muito grande. Então hoje nós tivemos a alegria de confirmar, se Deus quiser, dia 8 de junho nós vamos estar em Pádua para poder fazer oficialmente todas as entregas junto com o nosso vice-governador, agradecer ao governador Cláudio Castro, agradecer muito ao nosso vice-governador Thiago Pampolha.”

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA