sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Cordeiro utiliza fumacê para combater o Aedes aegypti



A Secretaria de Saúde de Cordeiro está utilizando o fumacê para combater o mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti, que é o mesmo transmissor do zika vírus e da chikungunya. O serviço consiste na nebulização de inseticidas líquidos que matam os insetos adultos enquanto estão voando.

Os responsáveis pelas equipes da Vigilância Ambiental e de Combate à Dengue, que estão trabalhando juntas em todas as ações de combate ao mosquito, explicam que os primeiros bairros a receberem o serviço foram aqueles nos quais houve registro de maior incidência de casos: Pirazzo, Retiro Poético, Recanto das Palmeiras, Auto do Retiro e Sena Campos.

O próximo bairro a receber o fumacê será o Rodolfo Gonçalves e todos os demais serão atendidos. As equipes acompanham a previsão do tempo para atuarem, pois a chuva posterior à aplicação, num prazo de até três dias, faz com que o serviço tenha que ser refeito.

Os horários de atuação também são predeterminados, seguindo as normas técnicas: pela manhã, entre cinco e oito horas, e à tarde, entre 18 e 21 horas, períodos em que há maior movimentação por parte dos insetos.


É importante ressaltar que o fumacê não é aplicado indiscriminadamente, sendo utilizado somente quando existe a transmissão da doença em surtos ou epidemias. Desse modo, a nebulização pode ser considerada um recurso extremo, porque é utilizada num momento de alta transmissão. 

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA