sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Convênio com o Ministério da Saúde prevê construção de laboratório citopatológico

Obra, ao lado da unidade de saúde Djalma Dantas de Gusmão, terá investimento de R$ 500 mil, recursos de emenda do deputado federal Glauber Braga



O prefeito de Cantagalo, Saulo Gouvea, assinou, na tarde desta terça-feira, 12 de janeiro, mais um convênio com o Governo Federal, desta vez com o Ministério da Saúde, através da Caixa Econômica Federal, instituição que funciona com intermediadora na liberação dos recursos e também fiscaliza a aplicação da verba.

Recebendo em seu gabinete a gerente da agência local da Caixa Econômica Federal, Ana Paula Teixeira da Silva, o prefeito informou que se trata de R$ 500 mil destinados ao município através de emenda parlamentar do deputado federal Glauber Braga (PSol-RJ). “Nós pretendemos aplicar esses recursos na construção de um prédio para abrigar um moderno laboratório de referência para exame citopatológico. Para isso, estamos negociando com o Governo do Estado a cessão ao município da área externa à Unidade Básica de Saúde Djalma Dantas de Gusmão, na Rua Maria Zulmira Torres”, declarou Saulo Gouvea.

A solenidade de assinatura do convênio também foi acompanhada pela secretária municipal de Saúde, Vânia Huguenin, e pela coordenadora de Projetos e Convênios da Prefeitura, Madalena de Cássia Pietrani Abrão, a Cassinha, como é mais conhecida.

De acordo com Vânia Huguenin, o próximo passo será a elaboração do projeto, já que a Prefeitura já concluiu a planta baixa do laboratório. “Para nós, e principalmente para os usuários do SUS (Sistema Único de Saúde), será um grande ganho”, destacou a secretária.

Já Cassinha explicou que o prédio terá 140,2 metros quadrados, numa área que abrange um total de 261,26 metros quadrados. Serão uma sala de recepção e classificação, área para recepção e registro de material, área para emissão e codificação de laudos, sala de espera, duas salas para exames citopatológicos, dois banheiros para funcionários (masculino e feminino), depósito de material de limpeza, sala de utilidades ou expurgo, depósito de estoque de material, dois banheiros destinados ao público (masculino e feminino), sala administrativa, vestiário, central de material esterilizado simplificada, sala de lavagem e descontaminação, sala de esterilização/estocagem de material esterilizado, sala de coleta e área de circulação.

Ascom

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA