terça-feira, 5 de abril de 2011

Mobilização contra a Dengue reúne 1600 crianças em Pádua
Evento promovido pelo Estado e pela Prefeitura visa a prevenção no combate à doença

Um grande evento aconteceu em Pádua, na sexta-feira, 1 de abril, para as crianças da rede municipal de ensino com foco na prevenção e combate a dengue. Parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura, através das Secretarias de Saúde, o evento faz parte da campanha Rio Contra a Dengue e teve por objetivo instruir as crianças com atividades recreativas. Sete escolas municipais participaram: Viva, Caribé da Rocha, Salim Simão, Sarah Faria Braz, Ciep 266, João Jazbick, Maria Perlingeiro e José Lavaquial. Ao todo, 1600 alunos entre 7 e 12 anos estiveram na praça Monsenhor Diniz entre 9h e 13h. Todas receberam lanche e foram de ônibus escolar para a praça.
A animação ficou por conta do Grupo Entreter, responsável por todas as atividades: pintura facial, oficina de arte, brincadeiras em frente ao palco e os jogos com a temática da dengue: da memória, dos erros e trilha. O DJ Rui fez todo mundo dançar, enquanto Dani, Beleza, Helena e Mosquito faziam as brincadeiras e ensinavam como eliminar os focos do Aedes Aegypt. Cama elástica, piscina de bolinhas e escorregadores infláveis estavam liberados para todas as crianças. Houve também distribuição de pipoca, algodão doce e água para todos, de forma ilimitada.
A Secretária Municipal de Saúde, Andréa Siqueira Freire, disse que é importante chamar a atenção das crianças para o problema. “Já está provado que 90% dos focos estão nas residências. Educando as crianças agora, teremos menos casos no futuro. Além disso, as crianças podem ajudar a conscientizar os pais”.
Hamilton Gacia, representante da Secretaria Estadual de Saúde, afirmou que o evento está sendo realizado nas cidades com maior incidência de casos, visando instruir as crianças para que no futuro a dengue possa ser erradicada. “São várias brincadeiras e atividades, sempre tendo as formas de prevenção à dengue como tema. O objetivo é desenvolver ações educativas para que as crianças aprendam a combater o mosquito e levem esse conhecimento para casa”.
Para a secretária de Educação Vera Kezen o importante é o conhecimento disseminado de forma leve. “Aprender brincando é muito bom. Este evento fecha um trabalho de orientação e prevenção visando o futuro que já vem sendo realizado pela secretaria de saúde nas escolas de Pádua”, disse a secretária. O vice-prefeito Ralph Kezen esteve presente, assim como outros secretários e assessores municipais, professores e equipes dos postos de saúde do município.
Este evento soma-se a outras ações empreendidas pelo Estado e pela Prefeitura para combater a doença no município. Uma equipe da Secretaria Estadual de Saúde visitou todos os postos e unidades de saúde do município e ensinou aos enfermeiros técnicas específicas de atendimento aos casos de dengue. Foram montadas três salas de hidratação para os pacientes com a doença. Na prevenção, estão sendo realizados mutirões de limpeza em todos os bairros e distritos; foram contratados mais 27 agentes de endemias; o município comprou duas bombas Hatsuda Costal e mais um carro fumacê – ao todo, são quatro carros fumacês percorrendo a cidade, dois da prefeitura e dois do Estado, enviados como reforço. 
Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde tem uma equipe de educação e saúde que realiza palestras nas escolas e instituições diversas, como associações de moradores, orientando como prevenir e como agir em casos de suspeita de dengue. Quem estiver interessado, basta entrar em contato com a Secretaria. Cada um tem que fazer a sua parte para combater a doença.
Ascom Pádua








Legendas: foto 1 : Hamilton Garcia, Andrea Siqueira, Vera Kezen, Sheila, Ralph Kezen e Antonio Thomaz

Foto 2 : Alguns agentes presentes no evento

Foto 3: Marina e Cássia, funcionárias da Policlínica, com a secretária de saúde Andréa, a subsecretária Vanderléia e Ludmila

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA