sábado, 12 de setembro de 2026

Conselho de Segurança debate ações e reforça resposta contra crime em Santo Antônio de Pádua





Santo Antônio de Pádua manteve na última quarta-feira (08/09) o hábito de olhar nos olhos da própria comunidade para discutir o que mais importa: a tranquilidade de viver em uma cidade interiorana. Reunida nas dependências de uma faculdade privada, a plenária ordinária de setembro do Conselho Municipal de Segurança Pública reuniu autoridades policiais, representantes do legislativo e a sociedade civil em um diálogo direto sobre os rumos da segurança local.

O fantasma recente do incêndio criminoso à sede da empresa distribuidora de água ocupou o centro dos debates. A afronta à calmaria paduana não passou em branco. O presidente do Conselho Comunitário de Segurança, subtenente Luis Carlos Cunha, foi categórico ao garantir que a resposta das forças de segurança está em andamento, com foco absoluto em capturar e punir os responsáveis. "Nossa cidade interiorana precisa manter a sensação de segurança", resumiu, pontuando que nenhum esforço será poupado.

A pauta ganhou contornos práticos quando o 36º Batalhão da Polícia Militar apresentou o balanço de agosto. Os números revelaram um mês de calmaria em frentes sensíveis: zero registros de roubo de veículos e de assaltos a transeuntes. Em contrapartida, o combate ao tráfico e à violência doméstica mostrou fôlego firme. Foram contabilizadas 13 prisões, 35 apreensões de entorpecentes,  que somaram quase 6 kg de maconha, mais de 4 kg de cocaína e frações de crack, além do recolhimento de duas granadas.

Um dos momentos de maior tensão nos bastidores veio à tona com o relato sobre a atuação do esquadrão "Ante Bombas" da Polícia Civil. A partir de uma denúncia anônima, um artefato explosivo caseiro foi localizado e neutralizado no bairro Mirante, evitando uma tragédia que poderia atingir famílias inteiras. Na mesma linha de proteção social, o balanço destacou o acolhimento a 209 mulheres assistidas e 83 atendimentos realizados pela Sala Lilás, resultando em duas prisões por violência doméstica, além da presença constante da Patrulha Rural e Escolar.

Ao descentralizar suas reuniões e ocupar diferentes espaços públicos da cidade mês a mês, o Conselho de Segurança reafirma que a paz urbana não se constrói apenas nos quartéis, mas com a escuta ativa e a participação de quem faz o dia a dia de Pádua pulsar.

Por Redação C/ Ascom PMP

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA