quarta-feira, 7 de maio de 2025

Alerj celebra 99 anos do Palácio Tiradentes com visitas guiadas e encenações históricas




A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) realizou visitas guiadas teatralizadas na terça-feira (06/05) em celebração ao aniversário de 99 anos do Palácio Tiradentes, sede histórica do Legislativo fluminense. No evento gratuito que marcou o início das celebrações do centenário do prédio, que acontece em maio de 2026, os visitantes conheceram de forma lúdica alguns dos principais momentos de sua trajetória. Além disso, a população também pôde interagir na encenação com personagens que marcaram a história do Palácio, como o ex-presidente Juscelino Kubitschek e o escritor Jorge Amado.

A diretora de Cultura da Alerj, Fernanda Figueiredo, anunciou após o fim da primeira visita do dia que a celebração continua para além de hoje. “Trouxemos personagens simbólicos que passaram pela Casa como uma forma de marcar a abertura das comemorações para o centenário do Palácio. A partir de agora, planejamos trazer tosos os meses exposições, pinturas, teatro, música e outros elementos especiais para o Estado do Rio que representam o Palácio Tiradentes, culminando em uma grande celebração nos 100 anos do prédio”, informou.

Lucas Rezende, responsável pela direção artística do espetáculo, destacou a importância do projeto. “Essa é uma forma de dar vida à história do Rio de Janeiro. É o terceiro projeto que nós, da equipe HiperAtivos, participamos na Alerj e sempre com sucesso. Os atores são maravilhosos e o público absorve o espetáculo”, disse.

A visita

O roteiro, que teve início nas escadarias da Rua Primeiro de Março, também passou pelo Saguão Getúlio Vargas, Salão Nobre, Salão da Mesa Diretora, Biblioteca Dona Maria Portugal Duque Costa, Plenário Barbosa Lima Sobrinho e corredores históricos.

Historiador e natural de Brasília, o turista Everaldo Lacerda aproveitou seu último dia de viagem pelo Rio de Janeiro para prestigiar a visita teatral. “Foi uma experiência muito mágica. Eu me senti voltando ao passado como parte da história. Acredito que tenha sido a visita guiada mais completa que vi por aqui”, comentou.

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA