![]() |
Foto: Joédson Alves/A.B |
O app Meu INSS notificou, na terça-feira (13), mais de 9 milhões de aposentados e pensionistas que sofreram descontos irregulares em seus benefícios, de acordo com o Governo Federal. Usuários afetados poderão saber o nome da entidade à qual estão vinculados, além de informar se autorizaram ou não os descontos, a partir do recurso “Consultar Descontos de Entidades Associativas”. Em caso negativo, será possível para pedir a devolução dos valores. Nas linhas a seguir, saiba mais detalhes sobre a fraude do INSS e como receber notificações no aplicativo Meu INSS.
Fraude no INSS: entenda o caso
No dia 23 de abril, uma operação feita pela Polícia Federal (PF) e pela Controladoria-Geral da União (CGU) identificou um esquema de desvio de dinheiro no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que teria ocorrido entre 2019 e 2024. Na fraude, golpistas realizavam descontos nos benefícios de aposentados e pensionistas sem autorização, oferecendo falsos serviços, como planos de saúde e descontos em academias.
Assim, os criminosos falsificavam assinaturas dos beneficiários do INSS para obter o dinheiro irregular, enganando as vítimas, que acreditavam fazer parte de "associações de aposentados". Segundo as investigações, estima-se que os golpistas desviaram aproximadamente R$ 6,3 bilhões ao longo dos anos.
Como permitir notificações no aplicativo Meu INSS
Os beneficiários do INSS interessados em saber se foram afetados pela fraude devem acompanhar o possível recebimento de uma notificação no aplicativo Meu INSS. Para permitir notificações, basta seguir o passo a passo abaixo:
Acesse o aplicativo Meu INSS, disponível para Android e iPhone (iOS);
Depois, faça login com o CPF e a senha da conta Gov.br;
Então, clique no ícone de sino que está no lado superior direito da tela;
Em seguida, clique em “Configurar Notificações”;
Por fim, selecione a opção “Permitir notificações”.
Caso o beneficiário tenha sido alvo de fraude, receberá a seguinte notificação: “Aviso importante para você: Foi identificado desconto de entidade associativa em seu benefício. A partir de amanhã, você poderá informar se autorizou ou não através do Meu INSS ou ligue 135”.
Como funcionará o ressarcimento?
Segundo o Governo Federal, o ressarcimento dos beneficiários vai ocorrer a partir de quarta-feira (14). Isso porque o aplicativo Meu INSS disponibilizará o serviço “Consultar Descontos de Entidades Associativas”, para que os beneficiários saibam o nome da associação à qual estão vinculados. Depois, eles poderão informar se os descontos foram autorizados ou não. Em caso negativo, a vítima poderá pedir a devolução dos valores diretamente pelo aplicativo ou site do Meu INSS, ou pelo telefone 135.
Cuidado com golpes (contato por telefone ou SMS)
Vale ressaltar que o contato com os beneficiários do INSS que sofreram descontos indevidos em seus benefícios vai acontecer exclusivamente pela notificação enviada no aplicativo Meu INSS. Dessa forma, não haverá nenhuma forma de contato por telefone ou SMS. Por isso, é importante redobrar os cuidados e prestar atenção para não cair em possíveis golpes.
Em caso de dúvidas, a indicação do Governo Federal é ligar na central de teleatendimento 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h. Para ter um atendimento mais rápido, é recomendado ligar após às 16h e aos sábados. Caso a pessoa queira obter mais informações com segurança, basta acessar os canais oficiais do INSS, como o site (https://www.gov.br/inss/pt-br) e as redes sociais oficiais.
Como consultar irregularidades e valores a receber no app
Para descobrir se houve descontos irregulares no benefício, aposentados e pensionistas devem consultar o extrato do INSS no aplicativo Meu INSS. Assim, é possível conferir informações de crédito consignado e mensalidades associativas. Para isso, é necessário fazer os seguintes passos:
Abra o aplicativo Meu INSS, disponível para Android e iPhone (iOS);
Então, faça login com o CPF e a senha da conta Gov.br;
Em seguida, toque em "Extrato de benefício";
Depois, clique no número do benefício;
A próxima tela exibirá o extrato, no qual é possível ver se houve descontos irregulares.
Por fim, o Governo Federal anunciou que vai informar, em breve, o passo passo para solicitar o ressarcimento do benefício pelo app Meu INSS ou pelo telefone 135.
C/ de Governo Federal e g1
COMPARTILHE
Curta Nossa Página no Facebook