O Centro de Memória Histórica de Porciúncula Professor Gérzio Barreto Calzolari foi destaque na 23ª Semana Nacional de Museus, realizada entre os dias 12 e 15 de maio, com uma programação especial que atraiu mais de 100 visitantes, entre estudantes das redes municipal e estadual, turistas e moradores locais.
Promovida anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a Semana Nacional de Museus celebra o Dia Internacional dos Museus (18 de maio). Em 2025, o tema “O Futuro dos Museus em Comunidades em Rápida Transformação” guiou as atividades, buscando fortalecer os vínculos entre museus e sociedade e valorizar a memória e o patrimônio cultural brasileiro.
Durante o evento, o Centro de Memória ofereceu visitas guiadas e monitoradas ao seu acervo e ao Arquivo Histórico Adriana Amélia Pinto Coutinho. Um dos destaques da programação foi a apresentação “Entre a Dor e a Luta: História da Escravidão em Porciúncula”, que proporcionou uma reflexão profunda sobre esse capítulo da história local. As visitas ocorreram em dois turnos: manhã e tarde.
O Centro de Memória está localizado no prédio histórico da antiga Prefeitura, na Praça Santo Antônio, e é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com as Secretarias de Educação e de Gabinete.
“A expressiva visitação e o interesse despertado durante a Semana Nacional de Museus reforçam a importância do espaço como guardião da história local e agente ativo na formação cultural da comunidade”, destaca Vitor José, Secretário de Cultura.
COMPARTILHE
Curta Nossa Página no Facebook