Em Itaperuna, RJ, o programa “Mãos à Horta” é um enorme sucesso e já se tornou referência em toda a Região Noroeste Fluminense.
O projeto vem se destacando como uma iniciativa bem-sucedida, ajudando na complementação alimentar de muitas famílias no município. E nesta terça-feira, 14, foi dia de colheita de alface na horta comunitária principal, localizada entre as ruas Alagoas e Mozart Bastos Soares, no Bairro Lions.
A horta idealizada pela Prefeitura de Itaperuna é mais do que um simples espaço de cultivo; é um verdadeiro símbolo de solidariedade e sustentabilidade que está transformando vidas. Com o apoio e orientação dos técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura, o solo árido foi transformado em um oásis verdejante de abundância.
Mas o impacto da horta vai além do simples fornecimento de alimentos. Ao fornecer acesso gratuito a produtos frescos e nutritivos, a horta está ajudando a melhorar a segurança alimentar e a qualidade de vida de muitas pessoas, promovendo uma alimentação saudável e sustentável para todos.
Ainda há uma nova horta na Rua Dr. Antônio Olivier de Paula, Bairro Cidade Nova (em frente à Contábil Med); e outras hortas espalhadas pelo município, como escolas, UBS (Unidade Básica de Saúde) etc. Entre os objetivos do programa, beneficiar alunos da Rede Municipal de Ensino e famílias atendidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social, através do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social).
O “Mãos à Horta” é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Agricultura, juntamente com as secretarias de Educação; Saúde; e Assistência Social, Trabalho e Habitação; além do Colégio Agrícola e PESAGRO-RIO (Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro).
COMPARTILHE
Curta Nossa Página no Facebook