Em Itaperuna, RJ, o programa “Mãos à Horta” é um enorme sucesso e segue apresentando números significativos. Agora, no início de 2024, foram plantadas sei mil mudas de alface e mostarda na horta comunitária principal.
Outro número significativo é que em apenas um ano e meio, o programa “Mãos à Horta” se transformou em um celeiro verdejante, produzindo e distribuindo 325 mil pés de alface. “E bem recentemente, no final do ano passado, também foram plantadas 10 mil mudas de alface”, complementa Marcio Emílio Bernardino, um dos profissionais que se dedica diariamente aos cuidados da horta.
Para plantar mudas de alface e mostarda é importante seguir algumas etapas a fim de garantir um bom crescimento das plantas, como por exemplo, a preparação do solo, que deve ser bem drenado e rico em matéria orgânica; além de um local com boa incidência de luz solar.
Já em relação ao solo, este precisa ser preparado com sulcos ou buracos espaçados de acordo com as recomendações dos técnicos, para permitir um crescimento saudável. É importante destacar que as mudas de alface normalmente estão prontas para colher em algumas semanas, dependendo da variedade. Já a mostarda pode ser colhida quando as folhas estiverem grandes o suficiente para uso.
MÃOS À HORTA
Entre os objetivos do programa, beneficiar alunos da Rede Municipal de Ensino e famílias atendidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social, através do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social). A horta comunitária principal, está localizada entre as ruas Alagoas e Mozart Bastos Soares, no Bairro Lions; e há outras hortas espalhadas pelo município, como escolas, UBS (Unidade Básica de Saúde) etc.
O prefeito Alfredo Paulo Marques Rodrigues – Alfredão – e o secretário municipal de Agricultura Juliano Ladeira, juntamente com as respectivas equipes que atuam no programa, não medem esforços para que o programa “Mãos à Horta” siga em franco crescimento e possa cada vez mais, atender a muitas famílias.
O programa é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Agricultura, juntamente com as secretarias de Educação; Saúde; e Assistência Social, Trabalho e Habitação; além do Colégio Agrícola e PESAGRO-RIO (Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro).
COMPARTILHE
Curta Nossa Página no Facebook