sexta-feira, 19 de janeiro de 2024

Agentes de Endemias intensificam ação de combate à dengue no Cemitério Municipal




Nesta época do ano, quando as chuvas são intensas e frequentes, a equipe de Agentes de Combate a Endemias da Vigilância Ambiental, intensificam as ações de combate ao Aedes Aegypti, sobretudo o trabalho de visitas e de inspeção nos imóveis.

Recentemente, os servidores realizaram um verdadeiro "pente fino" no Cemitério Municipal na busca e prevenção de possíveis criadouros de larvas do mosquito da dengue.

Além dessa ação pontual, os profissionais também realizam orientações aos moradores e proprietários de estabelecimentos sobre as medidas de combate ao Aedes Aegypti, e ao mosquito transmissor da Leishmaniose, o mosquito palha.

As ações ocorrem em diversos períodos do ano, como arrastões, bloqueios, nebulização costal, eliminação de criadouros, seguida de ações de orientação em saúde nas escolas, indústrias, entre outros.

O secretário de Saúde Higino Lira explica que, nesta época do ano, as chuvas repentinas e o calor criam ambiente favorável ao surgimento de criadouros e reprodução do mosquito, consequentemente, à disseminação da dengue. “O trabalho de combate à dengue não para. Durante todo o ano, nós atuamos de modo emergencial, principalmente nesta época de fortes chuvas e elevação das temperaturas. Com isso, nossas equipes vão às ruas realizar este trabalho de orientação e sensibilização aos moradores, tirando dúvidas e orientando sobre as principais formas de prevenção”, explicou.

A Vigilância Ambiental pede à população que mantenha os quintais limpos, eliminando possíveis criadouros como garrafas, pneus, entulhos ou quaisquer recipientes que possam acumular água da chuva. É igualmente importante lavar os bebedouros dos animais com água, bucha e sabão, limpar calhas e utilizar produtos como detergente, sabão em pó ou água sanitária nos ralos internos e externos, a fim de evitar a proliferação do vetor.

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA