segunda-feira, 9 de outubro de 2023

Ecobarreira do rio Itabapoana vão passar por manutenção






A ecobarreira que foi instalada no rio Itabapoana no último dia 16 vai passar por uma manutenção que deve aumentar sua eficiência. A ferramenta já ajudou ecologistas a tirarem cerca de 1,5 mil quilos de resíduos sólidos do leito.

A barreira ainda está funcionando, mas deve ser retirada do rio nos próximos dias. Os técnicos vão avaliar a melhor forma de otimizar seu funcionamento, pois, devido ser um equipamento flutuante e de baixo peso, parte do lixo passou por baixo do mesmo e seguiu rio abaixo.

A sétima edição do Projeto "Meu Rio Itabapoana, Minha Vida", começou no Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias (16/09) e teve ações em parceria de Bom Jesus do Itabapoana com Bom Jesus do Norte (ES) e apoio de: Instituto Federal Fluminense - campus Bom Jesus, Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, Lions Clube, ONG REDI, Joca Aventuras e Sociedade de Amparo ao Menor Luizinho Teixeira (SALT).

Neste dia foi realizada uma caminhada da Praça Governador Portela, em Bom Jesus do Itabapoana, até a Praça Astolfo Lobo, no município capixaba vizinho. Na ocasião, alunos da SALT apresentaram uma batalha de rimas sobre o rio Itabapoana e o Lions Clube lançou um programa de recolhimento de eletroeletrônicos, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Recursos Hídricos de Bom Jesus.

Uma semana depois o lixo retido na ecobarreira foi retirado, com o apoio efetivo da Guarda Civil Municipal, do Tiro de Guerra 01-001 e do Grupo de Apoio a Calamidades (GAC). Neste dia o Grupo Musical Amantes da Arte se apresentou a marcha a Bom Jesus e a canção "Rio de minha terra", de Ana Maria Teixeira Baptista.

O "Meu Rio Itabapoana, Minha Vida" faz parte do Programa Municipal de Educação Ambiental (ProMEA-BJI) e destaca a importância de agir de forma responsável em relação aos resíduos que a população gera. A ecobarreira se tornou uma ferramenta de sensibilização para a educação ambiental, despertando no cidadão o dever e a responsabilidade para um futuro sustentável.

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA