terça-feira, 24 de outubro de 2023

Cosud: Agricultura do Rio debateu soluções para infraestrutura rural, segurança alimentar e unificação de sistemas






A 9ª edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (COSUD), aconteceu entre os dias 19 e 21 de outubro. A cidade de São Paulo foi a anfitriã da vez. O encontro tem por objetivo principal consolidar a agenda de cooperação entre os governos dos estados participantes, com temas que atendam as demandas das áreas econômica, social e ambiental. As duas regiões concentram 70% do PIB nacional para uma população de 114 milhões de habitantes, o que corresponde 56,5% dos brasileiros.

- Estamos empenhados a trabalhar em conjunto para que resultados positivos e produtivos sejam alcançados. Eventos como este, são muito significativos para a troca de experiências, além de reforçar a integração entre os sete estados que fazem parte do Consórcio – destacou Dr Flávio, secretário de Agricultura.

Por meio do Grupo de Trabalho da Agricultura e Pecuária, estiveram em pauta temas como a conectividade e infraestrutura rural, segurança alimentar e a redução de desperdício, além da unificação de processos e sistemas.

Sobre rastreabilidade, os secretários de Agricultura concordaram sobre a necessidade de estabelecer um sistema único de partilha entre os estados com o objetivo de melhorar a comunicação e a formulação de políticas públicas.

- Precisamos integrar os sistemas estaduais economizando recursos, tempo e energia. O nosso CAR (Cadastro Ambiental Rural) já está integrado, basta juntarmos os TIs das secretarias para podermos fazer a integração – afirmou Guilherme Piai, Secretário de Agricultura e Abastecimento de SP.

O Programa Rotas Rurais, que garante endereço às áreas rurais, já mapeou 57 mil quilômetros de estradas e identificou 291 mil propriedades rurais. Foi apresentado como uma forma de economizar recursos operacionais, compartilhar, gerenciar conhecimento territorial e integrar planejamento entre os estados, resultando em vantagens ambientais, sociais e econômicas, além de estimular a agenda ESG. A expansão do programa de endereçamento rural digital foi estabelecida para os estados do COSUD.

As autoridades ainda colocaram em pauta a convalidação dos serviços de inspeção sanitária e a devida diferenciação entre inspeção sanitária e a devida diferenciação entre inspeção sanitária e fiscalização.

Ao final do GT (Grupo de Trabalho), os secretários elaboraram um documento que sistematiza a implementação das iniciativas discutidas.

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA