terça-feira, 31 de outubro de 2023

506 anos da Reforma Protestante: movimento mudou religião, educação, ética e política

 


Foto: Pixabay




Celebrado em 31 de outubro, o Dia da Reforma Protestante comemora o início da Reforma Protestante, um movimento religioso que impactou fortemente a igreja cristã e a história europeia como um todo.

O que foi a Reforma Protestante?

A Reforma Protestante teve início quando o monge e teólogo alemão Martinho Lutero afixou, em 31 de outubro de 1517, suas 95 teses, onde argumentava contra práticas da Igreja Católica Romana, na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg, na Alemanha.

A partir deste dia, uma série de mudanças aconteceu no cristianismo, incluindo a formação de várias denominações protestantes, como luteranos, calvinistas e anglicanos.

O que pregou Lutero? 

Lutero dedicou sua trajetória religiosa, iniciada em 1505, a buscar entender como a clemência de Deus seria alcançada. Viajando a Roma, o jovem monge foi confrontado com o comércio de indulgências, algo então comum em pontos da Europa. A "venda do perdão" era realizada diretamente pela Igreja Católica, em uma época em que enfrentava problemas financeiros e prometia até o regaste de mortos cujos parentes comprassem o a misericórdia divina.

Ao encontrar na Bíblia uma resposta que contradizia esse comércio, Lutero propôs debater o tema e contestou a prática em 95 teses, que foram divulgadas em 31 de outubro de 1517. A atitude repercutiu e, solicitado a se retratar, Lutero concordou em fazê-lo somente se suas teses fossem derrubadas com argumentos bíblicos. Foi expulso da Igreja, dando início a uma reforma que acabou por dividi-la.

 

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA