quinta-feira, 20 de julho de 2023

Varre-Sai terá representante no Parlamento Juvenil






O prefeito de Varre-Sai, Silvestre Gorini, recebeu em seu gabinete na manhã de quarta-feira (19/07), o gestor do Parlamento Juvenil, da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), Alessandro Santos. Ele esteve no município para apresentar o programa e detalhar o processo de eleição.

O Parlamento Juvenil é um projeto da Alerj, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação, que envolve as escolas estaduais de todos os municípios do Rio de Janeiro. O objetivo é possibilitar aos jovens o exercício da atividade política, a cidadania, bem como a compreensão e a vivência do processo legislativo.

De acordo o gestor do Parlamento Juvenil, o Programa visa levar conhecimento aos jovens sobre a Política do Estado, em geral e sua vivência.

“O objetivo do coordenador do PJ, deputado Danniel Librelon (REP) e do presidente da Alerj, Rodrigo Barcellar, é a representatividade dos 92 municípios na Semana Parlamentar. Nosso trabalho aqui é prestar informações sobre o projeto para os pais, com o objetivo que garantir que o jovem esteja presente na Semana Parlamentar”, disse Alessandro.

A partir de agosto, os 92 PJ’s receberão capacitação, onde serão preparados para exercer o mandato como deputado juvenil. A semana parlamentar, momento mais aguardado das edições, irá acontecer entre 26 de novembro e 2 de dezembro. Nela, os alunos conhecem a sede da Alerj e trabalham nas funções políticas da Casa: elegem mesa diretora, participam de comissões temáticas, sugerem e votam, no plenário, projetos que podem virar leis. O programa, voltado para alunos do 1º e 2º ano da rede estadual de ensino, ainda oferece passeios por pontos turísticos tradicionais do Rio.

A única candidata de Varre-Sai é Maria Eduarda de Oliveira Maurício, 16 anos, aluna do CIEP Marlene Abib de Oliveira Fabri.

“Acho que o projeto vai me ajudar muito no futuro com novos conhecimentos e será gratificante mostrar a cultura de Varre-Sai para todo o estado”, disse.

A mãe, Bruna de Oliveira Vieira, disse estar empolgada com a participação da filha do Parlamento Juvenil.

“Estou muito feliz por minha filha estar participando e acho que será muito bom para ela que sempre foi muito estudiosa e só tira boas notas na escola. Creio que só tem a acrescentar em sua vida”, pontuou Bruna.

O prefeito Silvestre Gorini falou do projeto.

“Com 20 anos de instalação, o Parlamento Juvenil é uma oportunidade ímpar dos alunos conhecerem de perto as funções da vida pública, vivenciando as etapas do processo legislativo e se tornarem cidadãos mais conscientes de seus deveres”, concluiu o prefeito.

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA