quarta-feira, 16 de novembro de 2022

Bom Jesus realiza Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente





A Secretaria de Assistência Social e Habitação (SMASH) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Bom Jesus do Itabapoana realizou na quarta-feira (09/11), a 6ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

O evento, no Clube da 3ª Idade, reuniu profissionais de Assistência Social, conselheiros e alunos de escolas e projetos do município. Na abertura, a secretária da SMASH, Angélica Hullen, destacou a importância de se garantir políticas públicas que garantam um futuro promissor aos jovens bom-jesuenses.
“Educação, Lazer, Esporte, Saúde e Assistência Social são direitos adquiridos por vocês. Com essas garantias vocês terão condições de construir um futuro melhor para nosso município”, explicou.

Em seguida, crianças do Centro Social São José fizeram uma apresentação com clássicos da MPB e foram aplaudidos por todos. Dando sequência à programação, foi feita a leitura do Regimento Interno pela Presidente do CMDCA, Ester Ferreira Batista, e aprovado por todos. Logo após, os alunos do Colégio Estadual Alcinda Lopes Pereira Pinto fizeram uma linda apresentação de dança com o tema: “Chamamento Brasil”, conduzida pelo professor Ulisses Frattari. Seguindo com a programação, o advogado Daniel Sanchez, representante do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente fez uma palestra sobre o tema central do encontro: “Situação de direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia pela Covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”.

Na parte da tarde, logo depois de uma apresentação cultural da SALT sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e uma linda apresentação de dança com o tema: “Mais respeito” da turma do Colégio Professor Paulo Sérgio do Canto Cyrillo da Nova Bom Jesus, foram formados cinco grupos de trabalho sobre os eixos temáticos estabelecidos pelo CONANDA para a 12ª Conferência Nacional com os seguintes eixos: 1- Promoção e garantias dos direitos humanos de crianças e adolescentes no contexto pandêmico e na pós-pandemia; 2- Enfrentamento das violações e vulnerabilidades resultantes da pandemia da Covid-19; 3- Ampliação e consolidação da participação de crianças e adolescentes nos espaços de discussão e deliberação de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos seus direitos, durante e pós-pandemia; 4- Participação da sociedade na deliberação, execução, gestão e controle social de políticas de promoção, proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes considerando o cenário pandêmico; 5- Garantia de recursos para as políticas públicas voltadas para as crianças e adolescentes durante e pós-pandemia da Covid-19.

Já na parte final aconteceu a votação das propostas e a premiação dos vencedores do concurso de cartazes, ficando em primeiro lugar os jovens aprendizes da SALT, em segundo lugar, a turma da Escola Municipal Cel. Luiz Vieira de Calheiros e em terceiro Lugar, a turma da Escola Municipal Professor Paulo Sergio do Canto Cyrillo da Nova Bom Jesus.

Os delegados para a Conferência Estadual foram escolhidos por aclamação, sendo os Titulares: Júlia Leite, Angela Poses, Ester Batista, Mariana Alves, Weuller de Oliveira, Maria Aparecida Goulart, João Fontes, Anne de Oliveira, Samyra de Oliveira, Guilherme de Paula, Koecy de Almeida, Brenda Silva, Vitória Barboza e Sarah de Oliveira. Suplentes: Thaís Teixeira, Fabiana Ramos, Priscila Gualandi, Rebeca do Canto, Pedro de Matos, Ana Aparecida Silva, Rhuan Ribeiro, Ana Benedita, Luiz Claudio Mata, Agatha de Oliveira, Clarisse Nascimento, Arthur Pereira, Maria Vitória Barboza e Raphaela da Costa.

O evento terminou com uma belíssima apresentação de capoeira conduzida pelo professor Marcos Aurélio (Markim) e com um delicioso lanche.

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA